"Esse hospital tá um caos. Sou funcionária há mais de 10 anos e nunca foi assim tão ruim. A emergência é super lotada, o bloco super lotado. Tudo por má administração. Esses pacientes são pacientes de cirurgia de emergência , lá fora deveria ter leitos para eles após a cirurgia, pois muitos precisam fazer outra cirurgia após. Mas como não param de internar pacientes para cirurgias eletivas, não tem leitos lá fora para esses da urgência. Aqui não é lugar para paciente grave ficar internado, mas as UTIs daqui também são lotadas. Para cuidar de 70 pacientes temos 10 técnicos de enfermagem e dois enfermeiros, quando deveria ser mais pessoas por causa dos muito graves. Ainda faltam roupas, lençóis para os pacientes, remédios , material para higiene, antibióticos. Nada se faz a respeito para mudar a situação dos pacientes. Os pacientes merecem ter atendimento melhor. Aqui tá como um depósito de gente e não hospital", denunciou a profissional em mensagem ao Diario de Pernambuco.
Acionada pelo Diario, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) enviou uma nota oficial de esclarecimento. Confira na íntegra:
A direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) esclarece que a unidade está passando por uma grande reforma e ampliação do setor de emergência. As obras, que têm prazo de conclusão para o início de 2018, irão trazer maior conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde que atuam na unidade.
A direção reconhece, ainda, a grande demanda de pacientes na emergência da unidade, motivada, principalmente, por se tratar de uma instituição de grande porte, referência para diversas especialidades de urgência e emergência, inclusive trauma. Mas ressalta que, apesar do grande quantitativo de pacientes, o HGV mantém suas portas abertas e não recusa nenhum usuário, garantindo a assistência a todos que dão entrada na emergência, com prioridade para os casos mais graves e conforme as orientações das equipes médicas.
A direção informa que o serviço está funcionando em sua plena capacidade, com todos os leitos disponíveis, assim como seus blocos cirúrgicos, além de contar com os insumos necessários para o atendimento. O HGV também vem trabalhando, junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para agilizar exames, cirurgias e demais procedimentos com o objetivo de aumentar a rotatividade dos leitos. Além disso, a unidade está em contato com a Central de Regulação para realizar o encaminhamento de pacientes para outros serviços de referência de acordo com o caso. Em relação à sala de recuperação, reforça que os pacientes são transferidos para as enfermarias da unidade ou, quando possível, para hospitais de retaguarda, onde dão continuidade ao tratamento.
Também é importante ressaltar que o Governo do Estado tem atuado com muita determinação para reforçar a mão de obra especializada na rede estadual de Saúde, bem como para valorizar estes profissionais. Prova disso é que nesta gestão foi realizada a maior convocação da história da Saúde em Pernambuco. Ao todo, já foram convocados, desde 2015, mais de 5,4 mil profissionais concursados, de todas as categorias médicas e não-médicas. Só para o HGV, foram chamados mais de 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de nível técnico e superior.
Diário de Pernambuco
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