Fotos: Assis Ramalho
Neste mês, beneficiários das agências do vizinho município de Jatobá foram transferidos de um banco para outro em Petrolândia e, para ter acesso a um documento para levar à agência bancária e receber a aposentadoria, muitos beneficiários foram orientados a procurar a agência do INSS.
Já na grade da entrada da agência, uma coleção de avisos orienta aposentados, pensionistas e candidatos a procurar os meios digitais de contato com a instituição. Na área de atendimento, lotada, o gerente informou à nossa reportagem que a unidade do INSS em Petrolândia estava sem acesso ao sistema e não podia ver os dados dos pensionistas. A recomendação era ligar para o número 135.
A maioria dos beneficiários do INSS na cidade não tem acesso à Internet e a reclamação quase uníssona daqueles que se enfileiravam na entrada do prédio, o 135 da Previdência não atendia às ligações. Apenas uma pessoa disse que conseguiu ser atendida pelo número divulgado.
Segundo a propaganda do programa, o INSS Digital foi criado para agilizar o trabalho nas agências de todo o país e reduzir o tempo de espera para atendimento, pois dispensa o comparecimento a uma agência. Leia abaixo as explicações sobre o INSS Digital.
INSS DIGITAL
O que é o INSS Digital?
Atualmente, os brasileiros precisam comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para receber atendimento ou ter acesso a determinados serviços. No entanto, o órgão está mudando a sua forma de atender ao público e digitalizando os seus canais.
Com o INSS Digital, os contribuintes podem requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de forma digital. Ou seja, não é necessário agendar atendimento online numa agência, tampouco esperar dias e até mesmo meses para que falar com um atendente e oficializar a solicitação.
Como enviar a documentação do INSS pela internet?
Aos poucos, o INSS está oferecendo o serviço de envio de documentos pela internet. Com esse recurso, o segurado pode encaminhar a sua documentação digitalizada para que um servidor da Previdência Social possa analisar, em qualquer lugar do país. Assim, não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.
Como utilizar o INSS Digital?
A plataforma INSS Digital está sendo disponibilizada através de um acordo de cooperação técnica. Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.
Através desse acordo de cooperação, o cidadão conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.
As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e aposentadoria.
E no caso de pessoas que não estão em empresas?
O trabalhador rural pode ser representado pelo seu sindicato no INSS Digital. Já o trabalhador avulso vai continuar tendo que comparecer pessoalmente a uma agência para requerer auxílio-doença, aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.
Como cooperar com o INSS Digital?
As empresas e entidades interessadas na nova modalidade devem procurar a agência do INSS mais próxima e conversar com o gerente local. Dessa forma, será possível saber como formalizar o acordo de cooperação e esclarecer as dúvidas sobre o sistema.
Você quer obter mais informações sobre a modalidade INSS Digital? Então acesse o site oficial (www.previdencia.gov.br) ou entre em contato pela Central 135.
Fonte: INSS
Redação do Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.