Projeto visa ao desenvolvimento sustentável das grotas de Maceió (Foto: Agência Alagoas)
O governador Renan Filho, em conjunto com representantes de secretarias e órgãos do Executivo, fará a entrega do escritório onde a equipe contribuirá no desenvolvimento de ações e estratégias relacionadas à inclusão social nas comunidades e regiões que, atualmente, são beneficiadas pelo programa Vida Nova nas Grotas.
O escritório do ONU Habitat em Alagoas servirá de enlace entre a ONU, Governo do Estado, ONGs, universidades, movimentos sociais e as lideranças comunitárias. O núcleo será responsável pelo dia a dia da implementação do Programa e pela interlocução com esses atores. A ONU Habitat no Rio de Janeiro ficará responsável pela supervisão do programa, pela orientação técnica e estratégica e representação política. A sede mundial do organismo internacional da ONU para Assentamentos Humanos fica em Nairóbi, no Quênia.
“Estamos felizes em apoiar este projeto, sendo parceiros para a instalação do escritório e colaborar no desenvolvimento de diversas ações. É um passo importante para todo o Estado, que, a partir de agora, contará com uma equipe in loco para pensar soluções direcionadas ao Vida Nova nas Grotas”, ressalta o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.
Balanço
Além da inauguração, o Governo fará um balanço à imprensa sobre os números relacionados ao projeto, bem como apontará quais serão as próximas atividades e perspectivas adotadas pela ONU em parceria com o Estado.
Tal apoio foi firmado com a assinatura do embaixador da ONU, Elkin Velasquez, formalizada pela Sefaz/AL, em dezembro do ano passado, quando participou da entrega das obras de mobilidade urbana na Grota da Iraci, localizada no Benedito Bentes.
O programa Vida Nova nas Grotas já chegou a 26 grotas da capital alagoana, com mais de 12 quilômetros de escadarias já construídas, 14,6 quilômetros de passeio, mais de 200 metros lineares de pontilhão e 17,5 metros lineares de corrimão.
Outro ponto transformador é a vulnerabilidade da população, sobretudo, em períodos de chuva. Com a falta de meios de mobilidade nas comunidades, aumenta-se também o risco de desmoronamentos e quedas de barreira. Pensando nisso, o programa já executou até o momento mais de seis quilômetros de meio-fio, 2.143,12 metros de muro de contenção e mais de cinco mil metros lineares de canaletas.
A previsão é que até o final deste ano o programa atinja o marco de 40 comunidades beneficiadas e que até o final de 2018 todas as grotas recebam as ações ofertadas pelo Vida Nova nas Grotas.
Dia Mundial do Habitat
O evento celebra também o Dia Mundial do Habitat, festejado todos os anos pelas Nações Unidas, na primeira segunda-feira do mês de outubro. O objetivo do Projeto, segundo seus coordenadores, é fortalecer a prosperidade urbana inclusiva e sustentável. O tema do Dia mundial do Habitat é: “Políticas habitacionais: moradias acessíveis”.
Agência Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.