População poderá doar alimentos não perecíveis no evento de lançamento da campanha e também por meio de hotsite e postos de arrecadação até o dia 16 de dezembro.
Fundada pelo sociólogo Betinho em 1993, a ONG Ação da Cidadania retoma, este ano, a partir do dia 15 de outubro, domingo, das 10h às 12h, no Aterro do Flamengo, a Campanha Natal sem Fome, 10 anos após sua última edição. O lançamento da campanha terá a tradicional mesa de aproximadamente 1 km no Aterro, sendo cada parceiro responsável por uma mesa de 60 metros e pela doação de alimentos no local (lista de parceiros abaixo). A grande mesa será montada entre as passarelas da rua Barão do Flamengo e do Hotel Novo Mundo.
A iniciativa tem a parceria de duas agências da ONU, a Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), além da Africa, agência de publicidade responsável pela criação da campanha que estará, a partir do dia 15/10, nas TV abertas e por assinatura, além de rádio, out of home ( espaços publicitários em relógios de rua e pontos de ônibus)e sites e redes sociais, por meio de influenciadores digitais e artistas. É a primeira vez que o Natal sem Fome tem a cooperação de duas agências da ONU.
O primeiro passo da campanha é impactar as pessoas com um post no Facebook da Ação Cidadania e da Campanha Natal Sem Fome com a imagem do sociólogo Betinho e a afirmação de que a fome voltou ao País. A campanha convida a população para se engajar na causa e destaca que 11% da população mundial passa fome, sendo sete milhões de pessoas só no Brasil, segundo pesquisa do PNAD/IBGE 2014 O objetivo é arrecadar a maior quantidade possível de cestas básicas.
A arrecadação de alimentos, que contará com o hotsite www.natalsemfome.org.br (no ar a partir do dia 15/10), já começa neste domingo. Quem quiser, também poderá levar suas doações de alimentos não perecíveis aos postos de coleta. A entrega dos alimentos, que serão arrecadados em vários estados, será feita no dia 16 de dezembro aos que necessitam, por meio dos pontos de coleta de diversos parceiros e dos comitês da Ação da Cidadania (lista no site www.natalsemfome.org.br).
Parceiros das mesas:
Até o momento, os parceiros responsáveis por mesas são: Lojas Americanas, Agência Binder, COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida), APPAI (Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro), Super Alimentos e Ação da Cidadania. Outros parceiros da Campanha são: Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Ancar, INT (Instituto Nacional de Tecnologia), Spiridon Eventos, Colégio QI, Caarj ( Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro), Casa Fluminense, Assist (Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais) e Pequena Cozinha.
Sobre a Campanha:
A campanha, criada pela Africa, tem o objetivo de impactar e chamar a atenção da população para a volta da Fome. Os números são assustadores: 11% da população mundial, sendo sete milhões de brasileiros ( de acordo com pesquisa do PNAD/IBGE) que passam fome. As ativações da campanha serão feitas a partir do dia 15/10 com a tradicional mesa de 1km entre as passarelas da rua Barão do Flamengo e do Hotel Novo Mundo, além de posts nas redes sociais que trazem o Betinho, idealizador da campanha Natal Sem Fome e o icônico prato prateado vazio. O engajamento de grandes artistas e influenciadores faz a campanha ganhar mais visibilidade, assim como o resgate do inesquecível filme da campanha de 1994 com o prato prateado vazio, que volta para a televisão impactando as pessoas para a volta da fome no Brasil. A campanha, neste ano, será realizada até o dia 20/12 com ações em out of home e presentes nos maiores portais. O propósito da ação é arrecadar a maior quantidade possível de cestas básicas e entregar para quem não tem o que comer na semana do Natal.
Sobre a Ação da Cidadania:
Nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza.
Um movimento social que nasceu em 1993 baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS.Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil, beneficiando 3.035.127 famílias. Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o país. Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil. Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.
Postos de Coleta:
Sede da Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, Rio de Janeiro) e Comitês da Ação da Cidadania pelo Brasil: , Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe (veja os endereços no site www.natalsemfome.org.br)
Assessoria de Imprensa
Ação da Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.