Segundo o senador é preciso buscar as alternativas possíveis para resgatar o quanto antes a majestade, pujança e papel de indutor do desenvolvimento do rio. Valadares lembrou que existem no Congresso Nacional diversas propostas voltadas para revitalização do São Francisco.
“Entre tantas, cito a Proposta de Emenda Parlamentar de minha autoria propondo a criação de um fundo específico para esse fim, que foi aprovada no Senado e aguarda deliberação na Câmara dos Deputados. E chamo a atenção, também, para o projeto de lei do deputado socialista Gonzaga Patriota, que propõe a interligação do rio Tocantins com o São Francisco. Essa interligação é uma alternativa ao insuficiente suprimento de água no semiárido”, disse.
E complementou, no discurso registrado: “O Deputado Patriota […] alega que essa obra poderia gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia. Isto, segundo ele, sem afetar o Rio Tocantins. Felicito, portanto, o nobre Deputado e o parabenizo por sua perseverança. Devemos estimular o Ministério da Integração para que assuma com unhas e dentes essa ideia do Deputado Gonzaga Patriota, do Estado de Pernambuco, para fazer a transposição, trazendo água que sobra lá no Rio Tocantins”.
Assista ao pronunciamento: https://youtu.be/PyPBrr9NrDw
Valadares lembrou importantes vitórias conquistadas em prol do rio e da região como a recente inclusão, no orçamento da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, do Parnaíba e do Vaza Barris (Codevasf), dos recursos necessários para licitar o projeto básico do canal de Xingó. Além da autorização de licitação para o início das obras de revitalização dos perímetros irrigados do baixo São Francisco.
“Sem dúvida, estamos avançando. E tenho imenso orgulho de fazer parte dessa luta, que não prosperaria sem o empenho da Codevasf e do Ministério da Integração Regional. Mas, o fato é que o Velho Chico está sofrendo muito e que estamos atrasados na adoção de soluções”, alertou.
O senador destacou, também, a criação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) de um grupo de trabalho para sugerir propostas, fiscalizar e cobrar a aplicação de recursos para a revitalização da calha do rio.
Valadares saudou a maior sensibilidade e engajamento dos atores políticos diante do cenário tenebroso que se apresenta. Citou ação da Agência Nacional de Águas (ANA), que autorizou um novo corte na vazão do Rio São Francisco, que já estava no nível mais baixo em 38 anos.
E reafirmou que o Velho Chico e sua sobrevivência é um tema prioritário para o seu mandato. “Estamos levando adiante essa batalha legítima, que hoje une a ação individual de parlamentares e das bancadas nordestinas. Precisamos prestar socorro ao rio da unidade nacional. Por isso, peço novamente ao Governo Federal que dê todo o apoio para recuperação do rio”, concluiu.
Assessoria de imprensa de Antonio Carlos Valadares/Blog do Gonzaga Patriota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.