Esses números são indicadores de resultado de um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e Secretaria de Cultura de fomento à produção cultural das mulheres em Pernambuco.
Para incentivar a participação das mulheres no edital, a SecMuher-PE realizou duas oficinas que atenderam 90 mulheres. A primeira foi para a elaboração de Projetos para o Funcultura Popular – Mulheres. Nesse, a produtora cultural Elaine Una, da Casa Coletiva, responsável pela oficina, fez um trabalho voltado ao conhecimento dessa importante ferramenta de fomento à cultura no Estado de Pernambuco. Elaine também ofereceu ferramentas para facilitar às mulheres participantes o acesso às políticas públicas que subsidiam o edital e as estratégias de elaboração dos seus projetos.
Já a segunda oficina, foi voltada ao estímulo da participação das mulheres no Audiovisual. A Oficina Documentando de Realização Audiovisual foi ministrada pelo Cineasta Marlon Meireles. O objetivo da oficina foi fomentar reflexões teóricas e exercícios práticos, por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, assim como estimular a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade, permitindo que as participantes observem as possibilidades de abordagem narrativas, dispositivos e processos de trabalho. Ao término do curso foi produzido o curta metragem Vida Aparecida, que retratou a história da flanelinha mais antiga em atuação no Bairro do Recife.
“A Secretaria da Mulher de Pernambuco comemora esse resultado que demonstra o acerto de sua estratégia de promover ações de fortalecimento e ampliação da produção cultural das mulheres, enfatizando seu papel como protagonistas nos processos criativos, de gestão e produção do fazer cultural”, explica Dóris Cavalcanti, secretária estadual da Mulher interina.
SecMulher-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.