A iniciativa, segundo o coordenador, Hélio Araújo, é proporcionar um momento de reflexão sobre os desafios, perspectivas e possibilidades de valorização da literatura regional. “Temos em nossa cidade e na região, escritores potenciais, contudo, eles padecem do velho problema de não poder publicar, tendo em vista as dificuldades já conhecidas. Estaremos debatendo essa questão e com o olhar positivo na busca de soluções”, afirmou.
Para o jornalista, professor e escritor Jota Menezes, coordenador do setor de Educomunicação da Seduc, ‘a literatura é uma referência essencial para uma cidade ou um país’. “A literatura é, sem dúvidas, uma questão de interesse público e referencial sociocultural. Ela pode influenciar no desenvolvimento de qualquer lugar, dependendo do valor que se dê a ela”, afirmou.
Participarão do evento, além dos escritores citados, as professoras e escritoras Kátia Cardoso e Ana Souza. Haverá ainda uma exposição com obras de escritores regionais e palestra com o escritor e professor Aroldo Ferreira Leão que abordara o tema: “Um olhar sobre o Cangaço no Nordeste”.
Ao final do evento está previsto a entrega de carta - manifesto “Políticas para a literatura de Petrolina” às secretárias de Educação, Maéve Melo; Cultura, Maria Elena, com proposições para o estímulo da literatura do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.