sábado, julho 15, 2017

Pequenas indústrias recebem apoio para vencer desafios enfrentados no Brasil


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 95% dos estabelecimentos industriais do País são de pequenas empresas as quais respondem por cerca de 50% dos empregos industriais.

Apesar da importância desse segmento para a economia, as pequenas indústrias enfrentam grandes desafios no Brasil em virtude da excessiva burocracia, do elevado número de tributos, da falta de acesso ao crédito e ao mercado internacional.

Tendo em vista essas dificuldades, entidades de classe, que reúnem empresas do setor, têm desenvolvido ações visando o fortalecimento das pequenas indústrias. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, desenvolve o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O foco do programa é a capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios.

Buscando oferecer oportunidade de ampliação de negócios e conquista de novos mercados, o Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas de Pernambuco (Simmepe), por sua vez, abre espaço para as pequenas empresas exporem seus produtos e serviços na Fimmepe – Mecânica Nordeste, feira industrial que realiza todos os anos. Por meio dessa iniciativa, os pequenos fornecedores de máquinas, ferramentas e serviços podem participar do evento adquirindo estandes em condições especiais.

Além disso, a Insight Feira e Negócios, empresa responsável pela organização do evento, criou o projeto “Chave na Mão”, que disponibiliza estandes em tamanhos padronizados, já montados com toda a infraestrutura necessária ao expositor, por um custo acessível. Outro projeto que também tem foco nas pequenas empresas é o “Ilha do Empreendedor”, que também oferece estandes montados, sendo que essa modalidade se destina às empresas que oferecem maquinário e serviços de pequeno porte para pessoas interessadas em abrir o seu próprio negócio.

Na Fimmepe também poderá ser encontrada a “Ilha de Serviços’, projeto que possibilitará que empresas da área de consultoria possam oferecer seus serviços aos principais grupos empresariais da região Nordeste investindo muito pouco em área de exposição.

A Mecânica Nordeste será realizada de 24 a 27 de outubro, em Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com expectativa de público de 15 mil pessoas, o evento reúne os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, ferramentas e serviços para o setor industrial. Informações: 81) 30717647 | contato@insightconecta.com.br

MG Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.