Durante as visitas os fiscais metrológicos verificam os equipamentos de medição utilizados nos postos (bombas de combustível) e as medidas de volume de 20 litros, além de conscientizar consumidores, funcionários e proprietários dos estabelecimentos sobre os serviços.
O total de instrumentos verificados foram 799, sendo: 705 bombas medidores (578 aprovadas/ 127 reprovadas), 94 medidas de volumes ( 88 aprovadas/ 06 reprovadas. Deste total, geraram 121 notificações e 34 autos de infração.
AFERIÇÃO - O Ipem-PE alerta ao consumidor que se ele perceber que, ao abastecer, o ponteiro do combustível não mexeu o que ele esperava, é preciso solicitar primeiramente uma aferição. Todo posto de gasolina possui uma medida de volume e um aferidor calibrado pelo Ipem-PE. Esse ensaio tem de ser feito na hora e a leitura é simples, pois apenas o volume do combustível tem de chegar ao ponto zero e, se tiver diferente do ponto zero, há indícios de irregularidades.
Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades no posto ele deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão através do número 0800 081 1526. A ligação é gratuita e a denúncia é sigilosa.
Informação: Governo do Estado de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.