Representantes da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), apresentaram a proposta da entidade, que sugere o cumprimento da norma denominada de o Dia do Rio para os usuários industriais e de mineração que tem captação de até 13 horas por dia, conforme requerimento de outorga.
Outro ponto defendido pelo setor produtivo através da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da FIEPE e outras federações da região Nordeste, refere-se também aos usuários industriais e de mineração que tem captação acima de 13 ou mais horas diárias. Para estes a restrição seria de 14% do volume mensal captado, considerando como referência o mês anterior ao da publicação dessa resolução.
De acordo com o conselheiro regional da FIEPE, Milton Bin, o setor industrial reconhece os problemas decorrentes da estiagem prolongada na Bacia do Rio São Francisco e está disposto a contribuir no que for necessário. “Conscientes dos esforços para atenuar os efeitos da prolongada estiagem nos comprometemos, a partir de um prazo de adaptação de 60 dias, a uma redução em 14% das vazões captadas pelo setor industrial e mineração”, adiantou Milton Bin.
A reunião, coordenada pelo deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), foi aberta pelo prefeito do município, Miguel Coelho (PSB) e contou com explanações do presidente da Câmara de Fruticultura de Juazeiro – BA, Ivan Pinto e do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. Após as palestras, um público formado basicamente por produtores agrícolas e industriais encerrou o encontro no auditório do Petrolina Palace Hotel com um movimentado debate.
CLAS Comunicação & Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.