“Essa medida vai trazer prejuízos na celeridade do processo eleitoral, sem uma justificativa plausível” (Foto: Roberto Soares/Alepe)
Nascimento leu uma nota, encaminhada aos gabinetes dos deputados, em que a Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe) e a Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE) se posicionam contra as Portarias de números 207 e 372, do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. As normas estabelecem parâmetros e prazos para a extinção das zonas eleitorais, as quais deverão ter, no mínimo, cem mil eleitores.
De acordo com as entidades, o fato é “extremamente preocupante” e inicia “verdadeiro desmonte da Justiça Eleitoral de 1º grau”. Conforme levantamento preliminar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), haverá uma redução de 51% na estrutura de acompanhamento do processo eleitoral, o que, de acordo com o comunicado, “atingirá fortemente a fiscalização das campanhas eleitorais”.
“Penso ser importante encaminharmos um documento para a Justiça Eleitoral nacional. Essa medida vai trazer prejuízos na celeridade do processo eleitoral, sem uma justificativa plausível”, expressou Nascimento.
A proposta de realização da audiência pública partiu da deputada Terezinha Nunes (PSDB), durante um aparte. A tucana defendeu que sejam convidados o presidente do TRE-PE e promotores para explicar e discutir o fechamento das zonas eleitorais. “Não podemos ficar alheios a isso. Somos políticos, vamos para uma eleição no ano que vem. Precisamos saber como vai ficar a situação, principalmente no Interior”, manifestou.
O pedido foi ratificado pelo presidente da Comissão de Justiça, Waldemar Borges (PSB), que colocou o colegiado “à disposição da sociedade”. O deputado Rodrigo Novaes (PSD) considerou as portarias do TSE “um retrocesso completo”. “O acesso aos serviços eleitorais fica prejudicado, e o custo aumenta para o cidadão. É preciso que haja um levante de toda a sociedade para evitar isso”, avaliou.
Por sugestão dos parlamentares, também devem ser convidados para a audiência pública representantes das bancadas federais de deputados e senadores de Pernambuco, prefeitos e vereadores do Interior, além de servidores do Judiciário.
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.