quinta-feira, junho 15, 2017

Araripina e Lagoa Grande vencem o Dia do Desafio

“Você se mexe e o mundo mexe junto”: os municípios, situados no interior de Pernambuco, disputaram com cidades do exterior e conseguiram mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividade física (Foto: Divulgação/Sesc-PE)

Os municípios de Araripina, no Sertão do Araripe e Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, venceram a competição do Dia do Desafio, que aconteceu no dia 31 de maio. A iniciativa da The Association for International Sport for All foi coordenada pelo Sesc e realizada pelas prefeituras municipais. Araripina enfrentou a cidade de Bobures, na Venezuela, e Lagoa Grande enfrentou San German, de Porto Rico. As vencedoras conseguiram mobilizar o maior número de pessoas para a prática de uma atividade física ou esportiva, durante 15 minutos consecutivos.

Em Araripina, 44,77% dos 77.302 habitantes aderiram ao projeto, totalizando 34.611 participações. Já Bobures mobilizou apenas 27,97% dos seus 60.819 moradores, totalizando 17.010 pessoas. “É um resultado importante que demonstra a disposição da população de Araripina em participar de uma iniciativa que combate o sedentarismo e estimula a prática de atividades físicas”, comemora o professor de esportes do Sesc Ler Araripina, Daniel Ozires.

O município de Lagoa Grande ganhou a disputa com uma grande margem de diferença no percentual de participação. A cidade contou com 7.548 pessoas, o que corresponde a 32,82%, dos seus 23.000 habitantes. Disputou com apenas 6,78% dos 35.000 habitantes de San German, o que corresponde a 2.374 pessoas.

Com o tema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, mais de 3,4 mil cidades em 18 países das Américas participaram desta edição do projeto, cuja dinâmica sorteia municípios de porte semelhante para uma competição saudável, mobilizando a população contra o sedentarismo. No Brasil, participam do Dia do Desafio 1.886 cidades.

Ipubi - Ainda no Sertão do Araripe, o município também participou do Dia do Desafio e por uma pequena diferença percentual não conseguiu a vitória. Apesar do empenho de 14,92% de sua população de 28.120 habitantes, o equivalente a 4.196 pessoas, não alcançou seu objetivo. Perdeu o desafio para a cidade de El Consejo. A cidade da Venezuela conseguiu mobilizar 15% dos seus 48.800 habitantes, totalizando 7.320 participações.

Petrolina – O município disputou o Dia do Desafio este ano com Blumenau, em Santa Catarina, mas apesar da grande participação não conseguiu superar a cidade desafiante. A representante do Sertão pernambucano mobilizou 14,97% dos seus 293.962 habitantes, totalizando 44.016 participações. Já sua concorrente, mobilizou 34,30% dos seus 309.011 habitantes, totalizando 105.978 participações.

“É importante ver as cidades mobilizadas, mas com espírito esportivo, compreendendo que mais importante que o resultado é a quantidade de pessoas que saíram do sedentarismo. A intenção maior do Dia do Desafio é exatamente estimular o maior número de pessoas a praticar uma atividade física, para uma vida mais saudável”, lembra a professora de esportes do Sesc Petrolina, Elis Regina Guimarães Coelho.

Dupla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.