Projeto pretende integrar o setor e estimular a educação musical em todo o país; mais de 500 eventos estão programados em todos os Estados brasileiros
A ANAFIMA – Associação Nacional dos Fabricantes da Indústria da Música capitaneia em 2017 um projeto grandioso para músicos, professores de música e interessados em aprender a tocar um instrumento em todo o País. Entre os dias 19 e 25 de junho, a Semana Nacional do Ensino da Música deve movimentar escolas, profissionais independentes e lojas de música de todo o país, com aulas gratuitas de instrumentos e canto, oferecidas em todos os estados brasileiros.
“No ano passado, trabalhamos o Dia Nacional do Ensino da Música, inspirado no 'National Learn to Play Day' ('Dia Nacional para Aprender a Tocar'), do Reino Unido”, conta Daniel Neves, presidente da entidade. “Este ano ampliamos o escopo do projeto para uma semana toda e prevemos mais de 500 eventos entre aulas, palestras e workshops gratuitos distribuídos em todo o território brasileiro”, acrescenta.
Segundo os organizadores, a semana visa ressaltar a importância do ensino da música na formação do cidadão e despertar o interesse pela prática da música, seja ela vocal ou através de instrumentos musicais.
O foco é utilizar a educação como instrumento para gerar a paixão pela música. “Queremos despertar no músico a motivação em compartilhar seus conhecimentos e, na população geral, o interesse em participar de uma experiência inicial e marcante, o que será motivador para que possam dar sequência nos estudos”, diz Neves.
Benefícios do aprendizado da música
Cada vez mais estudos científicos mostram os benefícios de aprender a tocar um instrumento. O mais comum é relacionado ao aprendizado escolar. Pesquisas mostram que estudar e praticar a música aumenta a capacidade dos alunos para aprender. Outra vantagem reconhecida por cientistas sobre o estudo de música são os impactos diretos sobre os resultados dos testes padronizados e aprendizado de novas línguas.
Outro dado interessante: de acordo com os editores da revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de estudo musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram entre um ano e seis meses. O aprendizado de línguas mais rápido é outro destaque para quem quem estuda música, visto que os alunos aprendem a discernir campo e tempo.
Por meio de uma mobilização geral de toda a cadeia produtiva da música, utilizando os meios de Comunicação de massa e técnicas de inbound marketing para atingir a população.
Como funcionará o projeto
O tema da semana em 2017 é “A música toca o Brasil”. “Damos enfoque à palavra ‘toca, ressaltando os aspectos emocionais causados pela música, a alegria de se tocar um instrumento ou de ouvir a música tocar na rádio e em outros players. Queremos lembrar que a música é parte indissociável da cultura de todo brasileiro”, explica Neves.
A meta é termos pelo menos uma atividade em cada um dos 26 estados brasileiros + Distrito Federal.
O projeto é dividido em duas partes: conseguir aproximar pessoas para ministrarem os cursos gratuitamente e aproximar pessoas interessadas em cursar. O website do evento (www.ensinodamusica.com.br) já está no ar e nele é possível se inscrever para oferecer uma aula no botão “quero ensinar música” ou se inscrever em uma aula gratuita no botão “quero aprender música”. O site conta também com um mapa do Brasil, em que todos os eventos estarão registrados. “Assim é possível pesquisar por cidade e região para verificar o que está disponível perto de onde você mora. Além disso, com o dinamismo da tecnologia, nesse ano teremos também a possibilidade de as aulas serem online”, esclarece Neves.
O programa conta com uma vasta rede de conectores, como fabricantes, escolas de música, escolas de ensino regular, escolas de luthieria, conservatórios, estúdios de música, empresários de bandas e outros. “Estamos também conversando com artistas e veículos de comunicação para contar com seu apoio, uma vez que o projeto não tem fins lucrativos e certamente beneficia toda a sociedade”.
O programa conta com patrocínio da Namm Foundation, dos EUA, que acredita no projeto e investe na valorização da música em todo o mundo. “A verba está sendo investida na concepção e comunicação. A mensagem precisa chegar ao público e por isso estamos elaborando um projeto enxuto, mas bem elaborado. Teremos vídeos, materiais de comunicação para a escolas e outras formas de exposição que visam amplificar o alcance do programa e oferecer a todos os brasileiros a chance de participar”, finaliza Daniel.
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