Projeto Clean Up faz parte da ação da Hora do Planeta, que aconteceu no mesmo dia, e buscou aumentar a conscientização da população sobre o meio ambiente marinho e a importância de ações em prol do planeta. Participaram 500 voluntários, 350 kg de resíduos recolhidos em um trecho de 600 metros de Copacabana. Dentre eles, 4.600 bitucas, 1.400 tampas de plástico e 800 canudos.
“O Brasil é o 16º país que mais despeja plástico nos oceanos. 80% desse problema é gerado em terra, então é fundamental que as pessoas sejam conscientizadas da importância de descartar corretamente o lixo. Até porque o problema é cíclico. Quando os peixes comem o plástico dos oceanos, isso acaba indo para o organismo das pessoas, quando elas comem os peixes”, alerta Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil.
O evento distribuiu gratuitamente 500 camisetas, 500 copos do Meu Copo Eco e 300 porta-guimbas do Movimento Rio eu Amo eu Cuido. Também contou com a participação do projeto Remolda, da campanha Plástico Vale Ouro, do WWF-Brasil, que levaram uma máquina que transforma copos plásticos em pequenos ímas do Cristo Redentor. Foram vendidas mais de 200 unidades e toda verba é revertida para a Cooperativa Anfitriões do Cosme Velho. Os resíduos gerados foram recolhidos pela Comlurb e os recicláveis pela empresa parceira do Movimento Lixo Zero, Sanatto.
Ações
Catação: Voluntários divididos em grupos, com apoio da COMLURB e da Cooperativa Transformando fizeram a limpeza nas areias. Com a orientação da equipe Natação no Mar, também foi removido lixo marinho depositado próximo à beira-mar. Todo o resíduo coletado foi concentrado na Colônia de Pescadores Z13, para gravimetria. De uma área de 6000m² foram retirados 1.640 litros de resíduos. A gravimetria focou na mensuração das guimbas de cigarro, canudos e tampas plásticas. Resultado: 4.600 guimbas, 600 tampas plásticas e 800 canudos.
Capacitação: Os voluntários foram capacitados pela equipe veterana do Projeto Clean Up the World, que doou para a ação 500 sacolas e 1.000 luvas, que levaram à coleta dos resíduos em uma área de 6.000 m² de areia.
Educação Ambiental: Quase 100 alunos voluntários do projeto GBioTra, do Colégio Percepção do Irajá, participaram da ação e tiveram uma aula sobre a importância dos ambiente marinho com seus animais e sobre os problemas que estão sofrendo com o lixo marinho, oferecida pelos voluntários dos Projetos Aruanã e BG500. Em seguida, as crianças, com a supervisão de voluntários da Cooperativa Transformando e COMLURB fizeram também catação.
Abração: Do mar e da praia, todos os voluntários de amarelo se reuniram às 10h30 no Posto 6 para formar uma fila à beira-mar, que chegou a 1.200 metros de extensão. De mãos dadas e em coro, leram em voz alta o que chamaram de o novo grito de guerra, que todos vão colocar em prática: Conhecer para Preservar.
Associados do Movimento Lixo Zero: Biscui, Venga Chiringuito e Instituto Dor fizeram também sua parte. Biscui ofertou para as crianças o lanche, Venga da Avenida Atlântica serviu de base para voluntários e Instituto Dor disponibilizou assessoria de imprensa.
O Mutirão
O mutirão de limpeza “Conhecer para Preservar” foi a primeira ação do projeto do Instituto Mar Adentro, realizado com o apoio do WWF Brasil, para conscientização e engajamento da sociedade sobre a importância do cuidado com o ambiente marinho, e contou nessa ação com o coordenação do Instituto Lixo Zero e o apoio de muitos parceiros. Dos órgãos oficiais, Prefeitura do Rio de Janeiro e Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade – COMLURB. Do segmento da sociedade contou com a Colônia de Pescadores Z13, Verde Mar, G BioTra, Jornal Posto 6, Meu Copo Eco, Projeto Aruanã, BG 500, Eco Eduque, Rio Eu Amo eu Cuido, Da Selva Sup, A2Fotografia, Natação no Mar, Equipe 15, Praia para Todos, De Loys Arquitetura, X-Can, Clube Carioca VA´A, Clube Carioca de Canoagem, Street Runners, EcoSurf, O Pirata do Arpoardor, Águas Prata, Venga Chiringuita e Biscui (restaurantes), Cooperativa Transformando, Colégio Percepção, do Irajá, Instituto Dor, Clean Up The World, Instituto Evento Ambientais – IEVA, Matéria Brasil e Anfitriões do Cosme Velho.
WWF Brasil, Verde Mar, A2Fotografia e X-CAM e os voluntários cobriram o evento e as imagens estão se propagando com a hashtag: #ConhecerParaPreservar
Clean Up– Mutirão de Limpeza
Assista ao vídeo que resume a ação: Vídeo Ação Clean Up Day - Hora do Planeta
Sobre o WWF
O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criado em 1996, o WWF-Brasil desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede mundial independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.
JB Press House
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.