quinta-feira, março 23, 2017

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza semana de conscientização contra tuberculose


O Dia Mundial da Tuberculose é lembrado todos os anos em 24 de março e tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença. Apesar de curável, é a segunda principal causa de morte no mundo, depois do VIH/Sida (Vírus da Imunodeficiência Humana). Por ano, 3 milhões de pessoas morrem de tuberculose em todo o mundo.

Em Petrolina, neste ano de 2017, foram notificados 34 casos de tuberculose. No ano de 2016 foram diagnosticados 117 casos. Durante toda a semana foram realizadas ações de conscientização. Nesta sexta-feira (24), considerado o dia D, a equipe da Secretaria de Saúde do município, vai realizar uma panfletagem no semáforo do cruzamento da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração. Serão passadas orientações sobre a doença.

Segundo a gerente de ações estratégicas em Epidemiologia, Joara Moraes, “a intenção é levar informação sobre a doença a população e evitar um diagnóstico tardio, diminuindo com isso o risco de óbito. Na nossa região o índice é alto e muita gente tem a doença e não sabe”, frisou.

Principais sintomas e transmissão

Fadiga, febre, perda de peso e tosse crônica com catarro ou sangue. A doença pode ser transmitida por meio do contato com a saliva da pessoa infectada, pelas gotículas da tosse ou do espirro.

O Dia Mundial da Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose, assinalado a 24 de março, foi definido em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio da descoberta do bacilo causador da tuberculose, em 1882, por Robert Koch.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.