Devido ao vazamento, cerca de 60 famílias de 10 comunidades foram removidas para áreas seguras. Um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e o canteiro de obras do Projeto São Francisco, todos na comunidade Rio da Barra, estiveram disponíveis para abrigar temporariamente as famílias.
Além do alojamento, foram providenciados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos. Todas as famílias continuam recebendo apoio por parte da empresa responsável pela obra do Projeto naquele trecho, segundo o Ministério. Técnicos das empresas responsáveis pelas obras do Projeto São Francisco na região trabalharam durante toda a noite para fechar o vazamento.
Segundo nota enviada pelo Ministério, após a identificação do vazamento, técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do Projeto foram pessoalmente – de casa em casa – alertar os moradores de comunidades no entorno sobre as medidas de segurança. "As avaliações técnicas realizadas não apontaram risco estrutural ao reservatório. As causas do vazamento ainda não foram identificadas", diz a nota.
Obras
As obras do reservatório Barreiro foram iniciadas em março de 2014 e finalizadas em setembro de 2015. O início do enchimento se deu em 25 de fevereiro deste ano e a saída das águas pela estrutura de controle aconteceu no dia 27 do mesmo mês, totalizando dois dias de enchimento. Sua capacidade é de 2.612.000 m³.
G1 Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.