Comitê do Clima da Fiesp apresentará estudo inédito sobre mercado de baixo carbono com impactos nacional e global
No dia 21, terça-feira, a Fiesp realizará extensa programação a fim de comemorar o Dia Mundial da Água (dia 22), tendo como foco a Mudança do Clima e a Segurança Hídrica, para debater e avaliar os reflexos e impactos resultantes para toda a sociedade.
Na abertura do encontro, serão lançados dois estudos. O primeiro deles, “Mudança do Clima: avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”, desenvolvido sob a iniciativa e coordenação do Comitê do Clima da FIESP que participa, desde 2009, das Conferências da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Para contribuir com o cumprimento das metas propostas pelo Brasil no Acordo de Paris, em 2016, esse estudo específico visa prover subsídios às discussões de políticas públicas que envolvem o setor industrial a fim de manter sua competitividade e o desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é investigar potenciais impactos em uma economia global de baixo carbono, indicando possíveis custos advindos da adoção de diferentes estratégias e de potenciais modelos que possam ser adotados na precificação, objetivando a mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa. No modelo, foram simulados cenários do Brasil e dos principais países emissores, estendidos até o ano de 2050, considerando cortes hipotéticos de emissão.
O segundo estudo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), trata da Simulação de Sistema de Comércio de Emissões.
Acompanhe a programação – Após a apresentação dos estudos, será realizada mesa-redonda sobre estratégia e instrumentos econômicos aplicados à política de mudança do clima. Entre os participantes, Adriano Santhiago de Oliveira (diretor do Departamento de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente); Aloísio Melo (coordenador Geral de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Ministério da Fazenda); Beatriz Carneiro (Pacto Global); Demétrio Florentino de Toledo Filho (coordenação de Energia e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços); Elizabeth de Carvalhaes (Indústria Brasileira de Árvores – Ibá); Elizabeth Farina (União da Indústria da Cana-de-Açúcar – Única); e Jailson de Andrade (secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento - SEPED/MCTIC).
À tarde ocorrerão debates sobre adaptação às mudanças do clima e a segurança hídrica com Alexandre Gross (Centro de Estudos em Sustentabilidade-GVces); Alexei Macorin Vivan (Associação Brasileira de Consultores de Engenharia-ABCE); Jerson Kelman (Sabesp) e Mário Pino (Braskem).
Para encerrar, os desafios do gerenciamento integrado dos recursos hídricos com Beatriz Carneiro (Comitê Brasileiro do Pacto Global), Ricardo Salles (secretário de Estado do Meio Ambiente) e Silvia Chicarino (Santander).
À noite, serão conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio de Conservação e Reúso de Água. Este ano, foram inscritos 36 projetos industriais, sendo 31 de empresas de médio e grande porte e 5 de micro e pequeno porte. Com o prêmio, divulgam-se iniciativas das indústrias que apostam na redução do consumo e desperdício de água, o que leva a benefícios ambientais, econômicos e sociais.
SERVIÇO
Data e hora: 21 de março, terça-feira, das 8h30 às 19h
A partir das 19h entrega do Prêmio de Conservação e Reúso de Água
Local: avenida Paulista, 1313, 15º andar
Saiba mais:http://www.fiesp.com.br/agenda/mudanca-do-clima-e-seguranca-hidrica-reflexos-e-impactos-para-a-sociedade/
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
Assessoria de Jornalismo Institucional
Assessoria de Jornalismo Institucional
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.