Instituição oferece cursos em diversas áreas e modalidades. Para quem precisa de flexibilidade, o EAD permite estudar a qualquer hora e local quando conectado à internet.
Para este primeiro semestre, o Senac EAD oferece 12 opções de cursos na graduação e 26 na pós-graduação – dos quais quatro deles são lançamentos: Cloud Computing; Segurança da Informação; Inovação e Empreendedorismo em Negócios Turísticos Sustentáveis; e Gestão de Saúde. Há também 12 cursos para formação técnica e, para quem busca aperfeiçoamento em curta duração, há 200 opões de cursos livres. No formato WebTV, 36 títulos estão à disposição.
A procura pela formação profissional na instituição tem sido positiva. Segundo dados do Centro Universitário Senac, em São Paulo, a demanda pela graduação e pós-graduação, em 2016, foi mais intensa nas áreas de administração e negócios, tecnologia da informação, educação, meio ambiente e segurança do trabalho. Além disso, a procura tem sido mais acentuada no Sudeste, região com mais da metade dos estudantes inscritos, depois seguida pelas regiões Sul e Nordeste, que juntas correspondem com quase um quarto do alunado, e na sequencia o Centro-Oeste e Norte.
No ensino superior, a pós-graduação é uma das modalidades que mais atrai profissionais que buscam atualizar o currículo ou se especializarem em alguma área do conhecimento. E mesmo com cenário de crise econômica, a modalidade obteve incremento no Senac. “Houve crescimento de 8% no número de ingressantes na especialização na comparação de 2015 com 2016, enquanto que na graduação a quantidade foi estável”, afirma Alcir Vilela, gestor do ensino superior do Senac EAD.
Alcir Vilela ainda aponta que o curso Docência no Ensino Superior, Gestão e Governança da Tecnologia da Informação, e Gestão da Segurança de Alimentos tem sido alguns dos principais destaques em termos de demanda na pós-graduação. “Enquanto que na graduação EAD, o Bacharelado em Administração de Empresas, o Ciências Contábeis e o Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação despontam entre os principais cursos procurados”, aponta.
Um dos estudantes que fez parte desse número é a jovem Luara Fukomoto. Para ela, o ensino a distância sempre foi uma opção, de modo que se graduou em Tecnologia em Marketing pelo Senac EAD. E ela não parou por aí. “Trabalhei por alguns anos na área de commodities, em uma multinacional, quando saí resolvi cursar extensão em Gestão de Projetos Educacionais On-line, e agora faço especialização em Gestão do Relacionamento com o Cliente, também pelo Senac EAD”, conta.
Os ganhos do estudante – para Luara, estudar a distância tem benefícios em vários sentidos. “Não passo horas me deslocando até a escola e de volta para casa, isso preserva minha disposição e saúde”, afirma. A estudante ainda diz que o EAD evita gastos extras com transporte e alimentação. E em termos de estudos, há possibilidade de rever, onde e quando quiser, as aulas gravadas em videoconferência, explica ela, e acrescenta: “O convívio com meus colegas e com profissionais de minha área eu mantenho por redes sociais, como Facebook e LinkedIn”.
Mas não é apenas o ensino superior que se apresenta como mais uma opção para a carreira. Cursos técnicos também têm ganhado espaço no mundo do trabalho a exemplos de Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias e Administração que foram alguns dos responsáveis pelo crescimento de 82% do alunado nos cursos técnicos de 2015 para 2016 no Senac. Já o Design de Interiores também tende a ser uma excelente escolha para este ano, conforme aponta um dos gestores da modalidade ante as oportunidades do mercado:
“O Design de Interiores vem crescendo muito no Brasil, pois a construção civil está, continuamente, em processo de verticalização e suas construções, como apartamentos, cada vez são menores”, considera Sidinei Rossi, gestor de cursos técnicos do Senac EAD. Para ele, a tendência exige que o profissional capacitado seja contratado para aproveitar da melhor maneira os espaços, projetando ambientes multifuncionais. “Ninguém mais indicado que um designer de interiores para realizar essa tarefa”, considera.
Oportunidade na crise – com a diminuição dos postos de trabalho – há cerca de 12,3 milhões de brasileiros desempregados segundo o IBGE –, as pessoas buscam saídas em setores que continuam sólidos, como as áreas de saúde e beleza, mais resistentes da economia brasileira atualmente. Segundo o Ministério da Saúde, o envelhecimento da população é um dos fatores que alavanca a área e demanda profissionais capacitados.
Para esse cenário, o Senac oferta três cursos livres a distância para profissionais da saúde: Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos, o Noções de Primeiros Socorros, que se trata de uma nova opção para este ano, além do Assistência na Atenção Integral ao Usuário com Diabetes Mellitus.Este último que integra a programação de cursos atende especificamente quem atua no atendimento de pessoas com diabetes. Hoje, acometidos pela doença representam 6,2% da população adulta, dado fornecido pela Pesquisa Nacional de Saúde do ano passado.
“Levando em consideração a alta carga de morbimortalidade, a prevenção do diabetes e de suas complicações é atualmente prioridade de saúde pública”, afirma Daniella Farinella, responsável pelos cursos das áreas de ambiente e saúde, em Santa Catarina, do Senac. O objetivo do curso, complementa Daniella, é aprimorar a atuação profissional de forma a aprofundar os saberes científicos, técnicos e comportamentais sobre os cuidados assistenciais em relação ao usuário, família e comunidade com diabetes.
Os cursos livres do Senac EAD recebem entre 12 e 15 mil alunos por ano que se matriculam em uma das opções ofertadas em vários segmentos como idiomas, turismo, beleza, informática, hospitalidade, entre diversos outros.
Organização de estudos – as aulas a distância, em todas as modalidades do Senac EAD, oferecem possibilidades para organização dos horários de estudo e acesso a todos os recursos do curso de qualquer computador ligado à internet ou uso de tecnologia mobile para acesso às informações. No formato, a troca de experiências entre alunos ocorre também por meio de ambiente virtual de aprendizagem colaborativo.
Todos esses elementos positivos tornam a educação a distância uma alternativa ideal para aqueles que trabalham, têm compromissos familiares ou por alguma razão têm dificuldade de se deslocar diariamente. Além de flexibilidade e autonomia para estudar, os cursos EAD são em média 30% mais baratos, apresentando-se como uma oportunidade atraente para incrementar o currículo ou se recolar no mundo do trabalho neste ano. A programação completa dos cursos em todas as modalidades está disponível no portal: http://www.ead.senac.br/.
Sobre o Senac EAD
Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
Em 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o país e apoiados por mais de 289 polos presenciais para avaliações.
No ano passado, o Centro Universitário Senac, modalidade EAD, obteve nota máxima, 5, da comissão de recredenciamento do MEC.
Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br. Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em www.senac.br.
Senac EAD/MZ Group
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.