Fotos: Assis Ramalho
Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte indevido de embalagens vazias de produtos químicos usados por produtores rurais no município de Petrolândia, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu reunião com representantes da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf), responsável pela Unidade Central de Recebimento de Embalagens - Inpev, do IPA, da ADAGRO, da CHESF, da PLENA e revendedores de produtos agropecuários em Petrolândia.
No encontro realizado na tarde dessa quinta-feira (16), na sala de reuniões da Prefeitura de Petrolândia, a meta foi traçar a estratégia de recolhimento das embalagens vazias.
No encontro realizado na tarde dessa quinta-feira (16), na sala de reuniões da Prefeitura de Petrolândia, a meta foi traçar a estratégia de recolhimento das embalagens vazias.
Após discussão do tema, foi decidido que a ação de recolhimento acontecerá nos dias 28 e 30 de março, em locais já escolhidos, porém ainda é necessária a aprovação da Adagro para os locais indicados, logo após serão divulgados os postos de recebimento do material.
Instruções para o descarte correto de embalagens de agrotóxicos
O Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) alerta aos produtores que, antes de entregarem as embalagens nos locais destinados, tomem cuidados como: esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador; adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume; tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos; despejar a água da lavagem no tanque do pulverizador e repetir o procedimento por três vezes; inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo; e armazenar as embalagens em local apropriado até o momento da devolução.
Na central onde o produto é recebido, o rótulo é retirado e é realizada a classificação das embalagens. Depois desse processo, o material é prensado e encaminhado a uma empresa de reciclagem ou a um incinerador, indicados pelo Inpev.
O produtor que não fizer a devolução das embalagens pode ser autuado e receber multa – e ainda, em alguns casos, ser processado por crime contra o meio ambiente.
Blog de Assis Ramalho, com informações da Inpev
Fotos: Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.