Redução brusca no nível do Lago de Itaparica para viabilizar procissão em Penedo-AL causou prejuízos ao abastecimento de água para consumo humano, agricultura e pecuária em Petrolândia (Foto: Cézar Cavalcante)
A Chesf ainda informou que a faixa operativa do Reservatório de Itaparica, está entre a mínima na cota 299,00 e a máxima na cota 304,00. Com a baixa brusca chegou-se a cota 299,34, portanto, ainda dentro da variação prevista. Há ainda para apreciação do ONS e ANA, demanda semelhante de liberação de água a partir do Lago de Itaparica para atender outro evento no final do mês em Propriá – SE.
O Município de Petrolândia-PE, manifesta-se contrário a atitudes como essa! Pois, de forma brusca e sem a devida mensuração das consequências, deixou milhares de usuários na região de Itaparica, sem conseguir captar água para consumo humano, agricultura e pecuária. Essa atitude, inconsequente, provocou nos usuários pavor, além de prejuízos. Pois, algumas plantas a depender da fase vegetativa, não suportam um dia sem água.
Ainda com relação a possibilidade de nova operação do gênero, prevista para o final de janeiro, é necessário um planejamento efetivo de forma que as manobras aconteçam mantendo o equilíbrio entre os Lagos do Rio São Francisco, sem penalizar apenas determinada região, como aconteceu com Itaparica.
Por fim, enviaremos ofícios aos órgãos competentes, para que se tenha mais cuidado e transparência em ações que possam prejudicar ainda mais os ribeirinhos e outros usuários do Rio São Francisco.
Petrolândia-PE, 09 de janeiro de 2017.
Ricardo Rodolfo - Prefeito de Petrolândia/PE
Assessoria da Prefeitura Municipal de Petrolândia
No projeto Apolonio Sales e nas Agrovilas é real uma grande preocupaçao com a continuidade regular do fornecimento de água. Os produtores estão apreensivos.
ResponderExcluirAtitude da CHESF totalmente inconsequente. Lamentável
ResponderExcluir