Em encontro com barqueiros, agentes ambientais da APA de Santa Cruz definiram quarta participação na festa religiosa, voltada para os cuidados com o meio ambiente (Foto: Divulgação/CPRH)
A atividade será feita através da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, Unidade de Conservação sediada em Itamaracá, e em parceria com a Prefeitura de Itapissuma, que providenciou sacos plásticos para descarte correto do lixo, e com a Paróquia de São Gonçalo do Amarante, histórica Igreja do Século XVII. Os agentes ambientais vão participar de todo o evento, do início da manhã ao final da tarde.
Panfletos serão distribuídos aos participantes, alertando que o plano de manejo de APA proíbe o lançamento de lixo sólido e de líquidos sem tratamento nas águas ou mangues do Canal de Santa Cruz. Nas embarcações em que isso não seja observado, os condutores (barqueiros) podem ser responsabilizados por crime ambiental. “Nossa intenção não é autuar ninguém, mas conscientizar, mostrar o valor da preservação. E notamos que há uma melhora significativa, ano a ano”, disse Vantuir Rigo, da APA de Santa Cruz.
Conhecida como a “Terra da caldeirada e da Buscada de São Gonçalo”, Itapissuma terá, este ano, a participação de 180 embarcações na tradicional festividade religiosa, cadastradas pela Capitania dos Portos. Na quinta-feira (12), a equipe da CPRH teve reunião com os barqueiros, reforçando a pauta ambiental na festa.
Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.