Segundo o INCA, o Brasil deve registrar até o final deste ano mais de 10 mil novos casos da doença; Entre crianças e adolescentes, este é o tipo de câncer mais prevalente, sendo responsável por 33% dos casos (Foto: Isabela Satoni, por Ricardo Penna)
Próxima novela das nove da TV Globo,
A Lei do Amor estreia em 3 de outubro e promete emocionar logo nos primeiros capítulos com a história de Letícia (Isabela Santoni), uma jovem na faixa dos 18 anos diagnosticada com leucemia - um tipo de câncer que atinge o sangue, fazendo com que os glóbulos brancos se reproduzam de forma descontrolada e comprometendo assim a defesa do organismo. Filha da protagonista Heloísa (Claudia Abreu), ela surgirá na trama com a cabeça raspada após ter passado por tratamento quimioterapico e celebrará os resultados de exames que indicam a remissão do tumor e estabilização do quadro clínico.
A exemplo da personagem da ficção, a leucemia é o tipo de câncer que mais acomete crianças e jovens. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a incidência chega a 33% dos casos na faixa etária dos 0 a 18 anos, sendo a Leucemia Linfóide Aguda (LLA) o subtipo mais comum entre este grupo. No Brasil, estima-se que até o final do ano sejam diagnosticados um total de mais de 10 mil novos casos de leucemia entre pessoas de todas as idades. Contudo, não há como apontar causas exatas que permitam a prevenção para todos os indivíduos. Por isso, a melhor forma de deter o avanço da doença é o diagnóstico precoce.
Sobre o tema, em que a Dra. Mariana Oliveira, hematologista do Centro Paulista de Oncologia – CPO, explica os sintomas mais comuns e como se dá o tratamento da leucemia, bem como destaca suas diferentes categorizações.
ENTENDA O CÂNCER QUE AFETA AS CÉLULAS SANGUÍNEAS