sábado, setembro 17, 2016

Crise faz número transplantes de órgãos cair em 2016, diz ministério



O crescimento no número de transplantes perdeu fôlego com a crise econômica e deve crescer em ritmo menor que o número de doadores. A projeção do Ministério da saúde para este ano é de que o transplante de órgãos sólidos caia de 7.772 para 7.550 em relação ao ano passado. Esta é a primeira queda desde 2005. Os dados foram apresentados neste sábado (17) no lançamento nacional de Doação de Órgãos na Casa Brasil, zona portuária do Rio de Janeiro. A campanha brasileira coincide com a da campanha mundial de doação de sangue.

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplante, Rosana Rios Nothem, explicou que, apesar da diminuição desse tipo de transplantes, o crescimento segue sustentável. A projeção do Ministério da Saúde para este ano é 24.182 transplantes, 600 a mais que em 2015. Em 2014, foram 23.227.

Petrolândia: Corpo do PM Rudney Pablo é sepultado com honras militares, sob forte comoção


Familiares e amigos do policial foram ao sepultamento prestar às últimas homenagens. Fotos: Assis Ramalho

O corpo de Rudney Pablo de Sá, 33 anos, membro da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), foi sepultado com honras militares, no final da tarde deste sábado (17), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, após cortejo iniciado na residência da família, na Quadra 02 da cidade.

Integrantes da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes-Caatinga), da qual o PM fazia parte, familiares e amigos se despediram do soldado que faleceu nessa sexta-feira (16), em acidente de trânsito na BR-423, em Delmiro Gouveia-AL.

Após salva de tiros e toque de cornetas, foram acionadas as sirenes da viaturas, no adeus ao PM, momento em que a comoção se fez mais forte na despedida ao filho de Petrolândia. A família, amigos e companheiros de farda ainda custam a acreditar no trágico acontecimento que tirou a vida de Rudney.

Rudney deixa dois filhos. À família enlutada pela repentina e dolorosa perda, nossas condolências.

Ver fotos>Emoção, dor e aplausos na despedida de Rudney Pablo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia/Tacaratu: Nota de Pesar da Escola de Jatobá pelo falecimento da professora Marlene Ferraz

Professora Marlene Ferraz 

Com profundo sentimento de pesar, a Escola de Jatobá lamenta o falecimento da professora Marlene Ferraz Carneiro Leão Duque, ontem (16).

Marlene era professora na Escola de Jatobá há 10 anos, teve intensa e qualificada atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE), incansável e guerreira sempre lutou em prol da inclusão na escola. Acompanhou de frente todas as lutas e barreiras possíveis e com carisma, dedicação e comprometimento nunca mediu esforços para melhor atender os seus alunos do AEE e defender com garra a melhoria da qualidade e inserção do atendimento aos alunos.

Foi brilhante o seu trabalho com seus alunos e plantou muitas sementes bonitas dentro da educação, deixando marcas positivas. Agora nos resta dizer adeus.

Portanto hoje, a Escola de Jatobá está de luto por termos sido pegos de surpresa por sua partida repentina. Estamos tristes e inconsoláveis. Mas pedimos força a Deus que nos fortaleça e conforte.

Manifestamos toda solidariedade à família,em especial a seu esposo e filhos, e aos amigos nesse momento de dor.

FAMÍLIA JATOBÁ

Notícia relacionada
Três funcionários da Prefeitura de Tacaratu falecem em grave acidente na BR-110, em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Assessoria Escola de Jatobá

IPA participa da solenidade comemorativa dos aniversários do Sesc Nacional e do Sesc Arcoverde


Foto: Ascom IPA

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) participou da comemoração do aniversário de 70 anos do SESC nacional e de 46 anos do Sesc Arcoverde. Na solenidade oficial de abertura, realizada na terça-feira (13/09), foi plantada uma muda de Flamboyanzinho - (Caesalpinia pulcherrima), simbolizando a data comemorativa.

Participaram as pesquisadoras do IPA, em Arcoverde, Maria da Conceição Silva, Vanda Lúcia Arcanjo, além da gerente do SESC em Arcoverde, Andréa Marquim, e do bolsista da FACEPE, Flávio Lino da Silva.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Pá de hélice eólica atravessa cabine de caminhão e mata motorista

Pá de hélice eólica atravessou caminhão em empresa de Suape (Foto: Reprodução TV Globo)

Um motorista de 29 anos morreu, na noite de sexta-feira (16), em um acidente ocorrido no pátio de uma empresa de logística localizada no Complexo Industrial e Portuário de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. Ele foi esmagado por um pedaço de hélice eólica, durante um procedimento de manobra com uma carreta. A cabine do caminhão onde estava a vítima acabou sendo atravessada pela pá do equipamento.

O acidente aconteceu por volta das 19h. De acordo com o perito Sérgio Almeida, do Instituto de Criminalística (IC), o motorista bateu em um caminhão onde estava a hélice eólica. O veículo estava estacionado.

DPPE participa do I Encontro Internacional Pernambuco-Quebec para enfrentamento à violência contra a pessoa idosa


A Defensoria Pública de Pernambuco foi convidada pela Universidade de Pernambuco (UPE) a participar de encontro internacional que objetivou estabelecer troca de experiências entre Brasil e Canadá no tocante à violência contra os idosos, além de firmar parceria entre a referida instituição pública educacional e o Cégep de Drumondville - escola técnica canadense que realiza pesquisas sobre o assunto, representantes da Universidade de Sherbrooke também participaram do Encontro. A Defensora Pública Cristina Sakaki representou a Defensoria do Estado.

O I Encontro Internacional Pernambuco-Quebec: ações intersetoriais no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa ocorreu de 12 a 14 deste mês no auditório do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife. Cristina Sakaki foi uma das palestrantes convidadas pelo reitor da UPE, Professor Pedro Henrique de Barros Falcão. Ela abordou o tema A Atuação da Defensoria Pública de Pernambuco na atenção ao Idoso e o Endividamento da Pessoa Idosa.

Escolhidos novos coordenadores regionais do CBHSF

Foto: Ascom CBHSF

A XIX Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi concluída nesta sexta-feira (16/09), em Belo Horizonte, com a escolha dos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCRs) que representam as quatro regiões fisiográficas da bacia.

Para a CCR do Alto São Francisco foi eleita Silvia Freedman Ruas Durães, tendo na secretaria Ronaldo de Carvalho Guerra. A CCR do Médio São Francisco será exercida por Ednaldo de Castro Campos e, para a Secretaria, João da Conceição Santos. No Submédio, a CCR terá na coordenação Julianeli Tolentino de Lima e Almacks Luiz Silva, na Secretaria. Para a CCR do Baixo São Francisco, foi eleito Honey Gama Oliveira para coordenador e Rosa Cecília Lima dos Santos, para secretária.

Petrolândia: Neste domingo (18), Dr. Alexandre Salomão realiza endoscopia digestiva alta na Petroclínica


A Petroclínica, situada na avenida Auspício Valgueiro Barros, 436, na Quadra 09 de Petrolândia, informa que Dr. Alexandre Salomão realizará exames de endoscopia digestiva alta, na manhã deste domingo, 18 de setembro.

Mais informações e agendamentos: (87) 999805-0774 ou 3851-2333.

Resultado de imagem para petroclinica + assis ramalho

Com informações da Petroclínica

Prazo para renegociação de débitos do K1 com a Codevasf termina em 30 de setembro

Foto: Frederico Celente/Codevasf

Produtores dos projetos de irrigação projetos de irrigação mantidos pela Codevasf localizados na área de atuação da 6ª Superintendência Regional, sediada em Juazeiro (BA), têm até o dia 30 de setembro para renegociar os débitos referentes à tarifa para amortização da infraestrutura de irrigação de uso comum, conhecida como tarifa K1.

A arrecadação da tarifa K1 pela Codevasf é essencial para possibilitar o retorno de investimentos aos projetos de irrigação na forma de reposição de equipamentos ou em obras de reabilitação e modernização da infraestrutura de irrigação de uso comum dos projetos.

Base Nacional Comum Curricular precisa ter texto mais objetivo, dizem entidades


Representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) entregaram ao ministro da Educação, Mendonça Filho, posicionamento conjunto com sugestões de melhoria do texto da segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo as entidades, o documento, entregue na quarta-feira (14), foi elaborado a partir das contribuições de mais de 9 mil professores, gestores, especialistas e entidades de educação.

Entre as principais recomendações para o texto do programa de conteúdos e saberes que servirão de base para os currículos das escolas públicas e privadas do país está a necessidade linguagem mais direta e objetiva.

Petrolândia: Dona Edite, aniversariante do dia, recebe felicitações de suas filhas


Dona Edite, moradora da Agrovila 05 (Mandantes), na área rural de Petrolândia, é aniversariante deste sábado, 17 de setembro. Sua filha Edcleya, residente em Brasília-DF, envia felicitações em mensagem especial para sua mãe, em nome dela e de suas irmãs.

Hoje o dia é reservado especialmente para ela, minha mãe: dona Edite. Parabéns! Lhe desejo tudo de bom. Que Deus lhe conceda muitos anos de vida, força, saúde e essa alegria contagiantes que existe em você e se multiplica cada dia mais. 

Mãe, você é a responsável por tudo que sou e serei. Por isso hoje, fico feliz em poder comemorar ao seu lado mais um de seus aniversários, uma data importante que eu torço para que se repita por muitos anos. Se eu pudesse te presentearia com tudo que há de mais bonito no mundo e com a felicidade eterna, para ver o seu sorriso iluminado sempre. Mas tudo que posso fazer é lhe dar o meu amor e alguns motivos para sorrir. Obrigado pela sua dedicação diária para que eu fosse uma boa pessoa e pelo amor doado a mim todos os dias. Você é a melhor mulher, madame, rainha, enfim, a melhor mãe do mundo. Quero estar com você a cada ano que virá. Receba nossos beijos e abraços como prova de nossos sentimento. Te amamos, lindona! 

Feliz aniversário! Te amamos hoje, amanhã e sempre. 

Suas filhas Ana Maria, Edcleya e Edneide

Governo vê indícios de irregularidade em mais de 80% dos auxílios-doença


Mais de 80% dos benefícios de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em maio de 2015, nas áreas rural e urbana do país, apresentam indícios de pagamento indevido.

O levantamento foi feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e constatou que, de 1,6 milhão de pessoas beneficiadas, 721 mil tinham o benefício mantido por mais de dois anos; 2,6 mil foram diagnosticados com doenças que não geram incapacidade; e que a situação de 77 mil segurados, por lei, previa o retorno ao serviço em menos de 15 dias.

Além disso, cerca de 500 mil benefícios não passaram por revisão há mais dois anos ou foram concedidos sem perícia. Esses últimos casos, segundo a CGU, podem ser explicados pela demora no serviço de perícia. De acordo com o levantamento, o segurado espera, em média, 24 dias para o atendimento médico pericial, enquanto o ideal seriam cinco dias.

Tacaratu: MPPE recomenda que a PM combata perturbação do sossego provocada por motos e equipamentos sonoros


Após receber diversas reclamações sobre a perturbação do sossego alheio em Tacaratu, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à 4ª Companhia Independente da Polícia Militar combater, no município, a poluição sonora provocada por escapamentos de motocicletas, paredões de som e instrumentos similares, assim como coibir comportamentos abusivos ou que promovam algazarras que resultem em incômodo à população.

Ao identificar a prática de tais condutas, a Polícia Militar deverá autuar o indivíduo em flagrante, por ofensa ao artigo 42, inciso I ou III do Decreto-lei nº 3.688/41 (Lei das Contravenções Penais). Se for o caso, deverá ser apreendido o aparelho de som ou a motocicleta que estão sendo utilizados para a prática de delitos, que só poderão ser liberados mediante autorização judicial

No documento, o promotor de Justiça José da Costa Soares explica que constitui contravenção penal a perturbação do sossego alheio, por intermédio da prática de comportamentos abusivos, instrumentos sonoros e sinais acústicos.

Satanás, Pipiu e Tiririka são candidatos a vereador em AL; conheça os de nomes inusitados de Petrolândia


Saber mais>Para atrair eleitor candidatos de Petrolândia sustentam nomes e apelidos inusitados

Diversos candidatos a vereador nos municípios alagoanos utilizam a irreverência em seus santinhos e peças publicitárias para buscar o sucesso nas eleições de outubro deste ano. Entre os que apostam neste caminho para chegar ao cargo, destacam-se aqueles que utilizam nomes considerados estranhos e apelidos inusitados.

Na cidade de Porto Real do Colégio, pela coligação Com Deus e o Povo Venceremos, "Satanás" (SD) lançou-se candidato a vereador. Ramildo Antônio da Silva, de 53 anos, aposta toda as fichas no apelido "diabólico" para chegar ao cargo de vereador no município. Também em Porto Real, Pipiu é candidato a vereador pelo PMDB.

Inspirado no humorista que chegou à Câmara Federal, Genauro Plínio do Nascimento, conhecido como "Tiririka das Alagoas", acredita que, por meio da ligação com o deputado federal Tiririca, pode realizar o sonho de ser vereador. Ele é candidato em Maceió.

Candidatos de Palmares participam de debate promovido pelo Instituto Pró-Cidadania


Neste domingo (18), o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará em Palmares, na Mata Sul, o “Palmares em debate” com a participação dos candidatos a prefeito Altair Júnior, João Bezerra e Marluce. O evento acontecerá das 14h30 às 17h30 na Tenda da Cidadania e será transmitido pelas rádios Cidade e Cultura dos Palmares.

“Será uma grande oportunidade para os candidatos debaterem as necessidades do município e apresentarem suas propostas aos eleitores”, afirma o presidente do Instituto Pró-Cidadania, Petrônio Tavares. Este é a segunda eleição na qual a entidade promove o debate com o objetivo de contribuir para que a população tenha melhores condições para escolher a quem dará o seu voto. O “Palmares Debate” terá como mediador e advogado e radialista Mavio Alves e conta com o apoio da Diocese, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Lions Club, Rotary Club e União Geral dos Trabalhadores (UGT).

MG Comunicação Empresarial

João Leão, vice-governador da Bahia, convoca Remanso a apoiar Marcos


Em um discurso que animou a militância do PC do B o vice-governador da Bahia, João Leão, convocou a militância a ir para as ruas “pedir voto, de casa em casa, de rua em rua” para eleger um “prefeito empreendedor e com coragem de reivindicar”.

Citando Barra, a sua cidade natal, ele falou do que foi feito “quando há parceiros responsáveis à frente do município”: “Temos uma Universidade Federal, Hospital Público e saúde de qualidade. Porque isso também é possível para Remanso, desde que o prefeito seja comprometido com a cidade. E o parceiro do governo da Bahia em Remanso é Marcos Palmeira”.

Finna estreia campanha em mídia aberta destacando todo o charme da consumidora da marca

Informe publicitário
As redes sociais de Finna estão recheadas de dicas para você preparar receitas práticas e saborosas com as farinhas e misturas para bolo da marca

Uma das mais tradicionais e queridas marcas de farinhas e misturas para bolos das regiões Norte e Nordeste do país, Finna estreia, está no ar com sua primeira campanha em TV aberta, rádio e internet. Com o mote “Finna e você”, a campanha, idealizada e produzida pela Propeg, é uma verdadeira homenagem à consumidora da marca: uma mulher que vive um dia a dia agitado, mas não abre mão de fazer receitas caprichadas e de cuidar da família. As ações acontecem entre setembro e outubro, com foco nos Estados do Ceará e Bahia.

Com um visual ao mesmo tempo moderno, delicado e bem-humorado, o filme para TV mostra várias situações de consumo das farinhas e Misturas para Bolo Finna, relacionando-as ao cotidiano das mulheres. “Conforme o jingle criado especialmente para a campanha, a mulher Finna é aquela que realiza suas atividades corriqueiras e ainda consegue disposição para se dedicar à família”, resume André Azevedo, gerente de produto da marca.

“Consumidor vai pagar conta mais cara após privatização”, alerta Humberto

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A série de privatizações defendida pelo governo de Michel Temer (PMDB) deve afetar diretamente o bolso do consumidor. Isso porque a gestão peemedebista quer mudar a regra que determina que a proposta vencedora em leilões de infraestrutura seja sempre aquela que possua a menor tarifa para o usuário dos serviços. Sem nenhum tipo de regulamentação, as empresas poderão cobrar valores bem mais altos aos consumidores.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, criticou as mudanças nas normas de concessão e o grande número de privatizações propostas pelo gestão de Temer. “O que esse governo que aí está é alugar o Brasil e pior que isso: querem que todos paguem a conta. Estão abolindo os critérios que levam em conta o bolso do consumidor para pensar apenas no que interessa essa gestão e sua gastança descontrolada”, afirmou o senador.

Justiça mantém suspensão de lei que obriga motoristas a acender farol em rodovia

“Lei do Farol Baixo” obrigava condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias.


A Justiça Federal em Brasília negou hoje (16) recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e decidiu manter a suspensão da Lei 13.290/2016, conhecida como “Lei do Farol Baixo”, que obrigava condutores de todo o país a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias.

No dia 2 de setembro, o juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, aceitou pedido liminar da Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA) e entendeu que os condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias.

Reitor da UPE participa de Semana de Biologia em Garanhuns


O Centro Acadêmico de Biologia (CaBio), com apoio da direção do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, realizou a XIII SEMANA DO BIÓLOGO, que este ano debateu o tema " Biotecnologia & Biodiversidade: desafios e soluções para ciência moderna". O evento iniciou na última segunda-feira (12), com mesa especial, que contou com o Reitor Pedro Falcão, dentre outros representantes da Comunidade Acadêmica. Vladimir Silveira e Rosângela Falcão também estiveram na abertura, que contou com um momento de homenagem ao diretor do Multicampi Garanhuns, professor Clovis Gomes Junior, falecido no início deste mês.

A XII Semana do Biólogo está encerrando neste sábado (17), com uma visita à Escola Ambiental de Lajedo, no Agreste, depois de vários dias de palestras com especialistas e mestres, inclusive de outras instituições, e ainda, oficinas, minicursos, etc. Os trabalhos apresentados puderam ser lançados no currículo Lates dos profissionais e estudantes participantes. Esta iniciativa acontece pela primeira vez, e tornou o evento ainda mais importante e enriquecedor, do ponto de vista acadêmico, para a Universidade.

Cadastrados do bolsa-família vão ganhar CPF


Nos próximos dias o governo vai editar um decreto para tentar conter parte da farra do bolsa família.

Segundo o ministro Osmar Terra, o decreto vai viabilizar o cruzamento de dados daqueles que querem se inscrever no programa com informações de órgãos como a receita e ministério do Trabalho, evitando que pessoas que possuem patrimônio ou que não se enquadrem nas regras do bolsa-família recebam o benefício.

Além disso, após a edição do decreto a Caixa Econômica Federal iniciará uma parceria com o ministério do Desenvolvimento no campo de cadastro de pessoas físicas.

A partir de hoje, candidatos não podem ser presos até as eleições de outubro


A partir de hoje (17), nenhum candidato às eleições municipais marcadas para 2 de outubro pode ser detido ou preso, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime. A medida de proteção é garantida pelo Código Eleitoral e serve para que autoridades policiais ou judiciais não possam cometer eventuais abusos na tentativa de interferir nas disputas pelo voto.

Entre os casos que podem permitir a prisão em flagrante estão incluídos os crimes eleitorais, como a compra de votos.

Mesmo se houver prisão ou detenção em flagrante, o candidato deve ser levado imediatamente a um juiz, para que o magistrado avalie no mesmo momento a legalidade do ato.

MPPE atua para garantir mobilidade dos pedestres no município do Paulista, na RMR


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está agindo para garantir a mobilidade das pessoas e coibir construções e ocupação irregulares das calçadas no município do Paulista. Para isso, dois empresários do município assinaram Termo de Ajustamento de Conduta, perante o MPPE, se comprometendo à retirada dos equipamentos e materiais da via pública, no prazo de 15 dias.

De acordo com a promotora de Justiça Mirela Iglesias, existem dois procedimentos em tramitação na Promotoria de Justiça dando conta de construções irregulares em área pública e a ocupação de calçadas com gradil. As denúncias dizem respeito a uma academia, em Jardim Paulista Baixo, e uma escola, em Jardim Paulista.

Novos membros do CBHSF tomam posse em Belo Horizonte


O novo colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco tomou posse na manhã dessa sexta-feira (16.09), em Belo Horizonte (MG), para um mandato de quatro anos. Nesta gestão, os novos “guardiões do Velho Chico” terão como desafio firmar a tão sonhada revitalização do rio São Francisco por meio de ações sustentáveis que vão desde a implantação de obras de infraestrutura hídrica a trabalhos de educação ambiental ao longo deste que é o maior rio genuinamente brasileiro.

Todo o processo de renovação dos 124 membros, distribuídos entre titulares e suplentes, foi conduzido pela Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), que assegurou ao processo a eleição dos segmentos representativos da entidade, como abastecimento urbano, indústria e mineração, irrigação e uso agropecuário, hidroviário, pesca, turismo e lazer, hidroeletricidade, organizações não governamentais, organizações técnicas de ensino e pesquisa, comunidades tradicionais, povos indígenas, consórcios, associações intermunicipais ou de usuários, além dos poderes público municipal, estadual e federal.