Vacinação em Petrolândia (Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)
A Saúde e a Coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) em Petrolândia, no Sertão do Estado, estão de parabéns pelo resultado obtido na campanha nacional de vacinação contra influenza gripe H1N1. No encerramento da campanha, na última sexta-feira (20), o índice de cobertura vacinal aos grupos prioritários foi de 93,56 %, valor superior à meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde.
Devido à antecipação da temporada de surgimento de novos casos de gripe H1N1, com óbitos em algumas cidades, a campanha, programada pelo MS para começar no dia 30 de abril, Dia D, a vacinação começou antes em algumas estados, inclusive em Pernambuco. Em Petrolândia, o primeiro grupo prioritário a ser vacinado foram os profissionais de saúde, a partir do dia 18 de abril. Na semana seguinte, desde o dia 25, foi iniciado o atendimento aos demais grupos prioritários.
Segundo a Coordenadora do PNI em Petrolândia, Silvania Silva, de 25 de abril a 20 de maio, período de vacinação dos grupos prioritários, foram vacinada 7.158 pessoas contra a gripe H1N1. Crianças de até cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há, no máximo, 45 dias, idosos com mais de 60 anos, indígenas, presidiários e funcionários do sistema prisional fazem parte do círculo de pessoas com prioridade para receber a vacina.
"Conseguimos distribuir a vacina de maneira que a população não ficasse descoberta. Apesar de ter sido umas das campanhas mais difíceis de se trabalhar, mas foi muito gratificante, no final, o resultado".
Uma das maiores dificuldades, segundo Silvana, foi a procura de vacinação por pessoas não integrantes dos grupos prioritários, alarmadas com os óbitos causados pela gripe H1N1.