Missão oficial pelo Irã e Índia busca atrair investimentos para o Brasil (Foto: Divulgação)
Em seu discurso, Coelho Filho destacou as oportunidades de investimentos no setor de petróleo e gás que se descortinam no Brasil. Ele citou a alteração na lei de Partilha, que desobriga a Petrobras a ser a exploradora única do Pré-sal como um dos pontos benéficos para atrair mais investimentos.
“Aprimoramentos estão em curso para criar um ambiente mais estável e economicamente racional, bem como um esforço para separar claramente os papéis de cada player na indústria. Nesse sentido, o Governo Federal, por meio do MME, é a entidade promovendo as políticas que garantirão mais investimentos no Brasil”, afirmou.
Para 2017, nesse novo ambiente de negócios, estão previstas três rodadas de licitação de petróleo e gás, afirmou o ministro aos presentes. Essas rodadas serão realizadas em um ambiente de estabilidade regulatória, reforçou Coelho Filho.
Reunião com ministro indiano
Durante a agenda da missão à Índia, o ministro participou de reunião com Dharmendra Pradham, ministro do Petróleo & Gás Natural indiano. Fernando Coelho convidou sua contraparte indiana a retomar as atividades de Grupo de Trabalho já constituído entre os dois países sobre Hidrocarbonetos. Há um grande potencial no relacionamento entre Brasil e Índia nesse setor e a Índia tem mostrado interesse também em aprender com a experiência do Brasil sobre Biocombustíveis. O ministro indiano foi convidado a vir ao Brasil em janeiro.
Na viagem, o ministro brasileiro e as autoridades indianas também discutiram formas de ampliar os investimentos de empresas indianas no Brasil, como em áreas como geração de energia e refino de combustíveis.
Fernando Coelho reforçou o potencial de colaboração e ação conjunta dos países no âmbito do Brics, de reforçar a posição do bloco no cenário internacional.
Viagem ao Irã
Antes de embarcar para a Índia, Fernando Coelho Filho esteve em Teerã (Irã), onde participou de reuniões com o ministro das Finanças, Ali Tayyebnia, e com o ministro do Petróleo, Biajn Zangeneh. O objetivo dos encontros foi buscar oportunidades de investimentos para os dois países nos segmentos abrangidos pelo MME.
O ministro foi acompanhado pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Márcio Félix.
Assessoria de Comunicação Social/Ministério de Minas e Energia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.