Com a unificação, a expectativa é que a olimpíada geral agregue mais 3 milhões de participantes
Segundo o diretor-presidente do Impa, Marcelo Viana, a unificação faz parte do plano de expansão do instituto, com a ampliação das atividades oferecidas para celebrar o Biênio da Matemática 2017/2018. No ano que vem, o Rio de Janeiro sedia a Olimpíada Internacional de Matemática e, em 2018, o Congresso Internacional de Matemáticos, no qual é concedida a Medalha Fields, recebida pelo brasileiro Artur Ávila em 2014.
“Além da ampliação do campus, o plano de expansão prevê o alargamento da Olimpíada de Matemática, que nós não vemos como uma obra acabada, mas sim um projeto vivo e em construção. A partir de 2017, a Obmep será integrada com a OBM, construindo uma única e grande edição, aberta a todas as escolas brasileiras, sem exceção”, afirmou Marcelo.
O novo modelo prevê premiações separadas para escolas públicas e particulares. Os objetivos da Obmep são estimular o ensino da matemática no País e descobrir talentos para a área que, atualmente, tem a participação de cerca de 18 milhões de estudantes. Já a OMB seleciona jovens para representar o País nas competições internacionais e tem cerca de 500 mil inscrições por ano. Com a unificação, a expectativa é que a olimpíada geral agregue mais 3 milhões de participantes.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.