De acordo com a supervisora de Treinamentos do Senar Pernambuco, Renata Rodrigues, o curso forma instrutores para que eles difundam conhecimentos e técnicas sobre a confecção de sapatos em couro para os profissionais que atuam nas diversas atividades compreendidas pelo setor calçadista em todo o Estado. “Atualmente, a produção de calçados tem se baseado tanto nas vocações populares, como nas tendências de moda de cada região. Esse fator, aliado a aplicação de técnicas inovadoras, favorece a identidade cultural de Pernambuco, sem perder estilo e padrão de qualidade”, avaliou.
O empresário e consultor responsável pelo curso, Lucivan Batista, explica que é grande a demanda do mercado por mão-de-obra qualificada nesse ramo e que, essa é uma oportunidade rara de qualificação, porque os instrutores foram capacitados nas formas de confecção artesanal, industrial e pré-montado. “Daqui eles saem aptos para realizar os processos manuais e mecânicos na confecção de calçados, efetuar cortes em couro e realizar acabamentos artesanais, além de conhecedores das principais tecnologias do segmento”, pontuou o consultor.
O artesão Ivan Tavares é um dos instrutores capacitados no curso “Confecção de Calçados em Couro”. Ele trabalha há vinte anos com a produção de artefatos em madeira e viu no treinamento a oportunidade de dinamizar sua atividade nos dois eixos de atuação (educador e autônomo). “Através desse curso eu alcei mais um degrau na minha carreira, e ainda, terei a oportunidade de repassar o aprendizado para os próximos alunos, de forma a torná-los competentes e prontos para desenvolver uma nova função”, declarou o instrutor.
Todos os cursos oferecidos pelo Senar Pernambuco são gratuitos e oferecem infraestrutura e material de aprendizado completos, com foco na prática profissional e em suprir as necessidades do mercado empregatício de cada região. “Esse modelo de qualificação resulta no alto índice de empregabilidade e na promoção social das pessoas do meio rural, por meio do conhecimento profissional”, destacou Adriano Moraes, superintendente da entidade.
Assessoria de Comunicação da Faepe/Senar-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.