Evento contou com a presença de representantes de vários segmentos econômicos e sociais. Último documento do município está datado de 2004.
Cerca de 130 pessoas participaram do lançamento do fórum de lançamento da revisão do Plano Diretor de Caruaru. O evento ocorreu na última quinta-feira (13/10) no auditório da Associação Comercial e Empresarial, no centro da cidade. O objetivo da reunião foi de apresentar as etapas, criar um cronograma de atividades e formar o núcleo gestor que acompanhará a revisão do documento.
Dados como habitação, saneamento ambiental (água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos) e mobilidade urbana/transporte coletivo) devem ser discutidos dentro do processo. O Plano Diretor está definido como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento do município. A previsão é a de que o novo PD esteja concluído até fevereiro de 2017.
O espaço ficou lotado com representantes de vários segmentos econômicos e sociais (poder público e sociedade civil), entre eles associações de moradores de diversas comunidades, do Conselho das Cidades - Concidade, da Câmara da Construção Civil, Ordem dos Advogados de Pernambuco - OAB, Sindilojas e outras entidades de classe, Pastoral da Criança, da Diocese, Organizações não Governamentais - ONGs, universidades, empresários e outros.
A abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito de Caruaru Jorge Gomes, que convocou a população a se inserir no processo de construção da nova norma. “Este momento é muito importante para Caruaru, estamos construindo o nosso futuro, todos devem se engajar neste processo”, disse.
O diretor executivo da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, representou o presidente da entidade, Flávio Figueiredo na ocasião. Em sua fala destacou que o Plano Diretor é um dos instrumentos normativos mais importantes de um município, sendo um plano de diretrizes, onde os gestores se baseiam para a tomada de decisões. “O PD é um conjunto de diretrizes orientadoras para a construção e utilização do espaço urbano, que deve ser complementado com outras normas. Inclusive em Caruaru já em sendo elaborado o Plano de Mobilidade”, registrou o diretor.
Dentro da programação houve um momento onde os presentes puderam realizar questionamentos. Os representantes das universidades e faculdades de arquitetura e engenharia localizadas na região solicitaram uma reunião com a Agência Condepe/Fidem e consultora para apresentar sugestões e mostrar projetos já desenvolvidos com relação ao Plano Diretor Municipal.
A Agência Condepe/Fidem apoia tecnicamente o município na elaboração do documento, tendo para isto contratado a empresa Gênesis Consultoria. Como próximos passos estão previstos: na próxima quinta-feira (20/10) a capacitação do Núcleo Gestor formado por 20 membros; o início dos trabalhos de levantamento de campo pela equipe técnica, para realização do diagnóstico situacional e de 15 oficinas comunitárias e reuniões técnicas participativas com a população para identificar as propostas que vão compor o novo Plano Diretor, entre outras.
O presidente da Empresa de Urbanismo e Planejamento - Urb Caruaru, Aldo Arruda, explicou que o último PD do município está datado de 2004. Para ele a perspectiva é que o documento possa atender aos anseios da população. “Estamos felizes por poder contar com a expertise da Agência Condepe/Fidem, pois a entidade tem o know now necessário para realizar essa revisão”, acentuou Arruda.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Agência CONDEPE/FIDEM
Jornalista responsável - Ceça Ataides
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.