Entre os serviços de saúde foram oferecidos testes rápidos de glicose, sífilis e HIV, medição do índice de massa corporal, e vacinas contra tríplice, Hepatite B, Tétano.. Maria de Socorro, auxiliar de limpeza de uma empresa terceirizada dentro do Porto, aproveitou para fazer todo check-up. "Achei uma oportunidade muito boa, porque eu quase não tenho tempo para cuidar de verdade da minha saúde. Coloquei em dia todos os testes e vacinação", contou.
O evento foi uma ação conjunta entre o Porto do Recife, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ministério da Saúde, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST - SENAT, Prefeitura do Recife e o Governo do Estado de Pernambuco. De acordo com Rafaela Pires, Coord. Geral de gestão Ambiental, Saúde e Segurança da Secretaria de Portos da Presidência da República, o projeto que a princípio era experimental, foi expandido este ano e o Porto do Recife foi inserido na lista de 18 portos por todo Brasil que recebem o evento. "Fiz questão de vir ver de perto e estou impressionada com a belíssima estrutura do Terminal Marítimo de Pernambuco. O evento também foi incrível, um sucesso, os trabalhadores saíram super contentes. A expectativa é de que no ano que vem, neste mesmo período, possamos dar continuidade à ação aqui no Porto do Recife".
Também foram oferecidas ações socioeducativas para o combate do tráfico de pessoas e da erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes, em conjunto com o Projeto Proteger. "O projeto é de nível nacional, e foi iniciado neste ano. A Secretaria de Defesa Social (SDS) foi convidada, através da chefe do Núcleo de Tráfico de Pessoas, Geane Aguiar, para chegar junto ao trabalhador fazendo distribuição de panfletos, rodas de conversa e orientações", explica Erlene Cabral, coordenadora da Promoção Social do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
Para o Presidente do Porto do Recife, Flávio Gouveia, o principal objetivo do projeto é criar uma cultura do cuidado com a saúde nos trabalhadores portuários. Nosso compromisso local com é também com o entorno o Recife, pois ocupamos 60% do bairro. Recebemos cargueiros e navios de passageiros de vários continentes e temos que nos preocupar com a prevenção de doenças, então essa é a primeira vez que recebemos o projeto, mas com esse resultado positivo, certamente estaremos no calendário da ação a partir de agora", finalizou.
Coordenador de Comunicação e Imprensa/Porto do Recife S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.