Para a ação, a FAV disponibilizou de cinco profissionais, entre eles o coordenador da atividade, Tulio Canuto, que explica que o atendimento visa identificar pacientes para cirurgias de catarata, através de uma triagem, e que a fundação deve realizar 150 cirurgias no final do mês, na Unidade Móvel que estará em Lajedo, outro município do Agreste, integrante da área de abrangência da V GERES e também parceiro da campanha da Fundação Altino Ventura.
O prefeito de Paranatama, José Teixeira, que também passou pela consulta com os especialistas da fundação no município, afirmou que a secretaria de saúde local buscou, inclusive na Zona Rural, através dos Postos de Saúde e Agentes Comunitários, pessoas que apresentassem dificuldades na visão, privilegiando os mais idosos, que são perfil mais comum do quadro de catarata.
A V GERES participou da elaboração do plano de ação, com a gestora Dra. Catarina Tenório, e do atendimento "in loco", através da coordenadora Alda Lúcia. Pela Fundação Altino Ventura, a coordenação geral é de Gibson Trindade.
O Secretário de Saúde de Paranatama, José Teixeira Filho, informou que as pessoas que passarem por cirurgia terão ainda duas revisões, sendo uma com 24 horas e outra com 15 dias, e que o município dará toda a assistência aos pacientes. Aqueles que ao passarem pela triagem apresentarem outros problemas na visão, serão encaminhados aos serviços da Fundação Altino Ventura, inclusive no Recife, ou à Rede de Atendimento do SUS regional.
Ronaldo César/Ascom V GERES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.