Os principais fatores desencadeantes de crises da asma são os aeroalérgenos, encontrados na poeira domiciliar, no colchão, travesseiro, tapete e cortina.
O diagnostico pode ser feito através de uma consulta clínica, sem a necessidade de muitos exames. De acordo com a pneumologista pediátrica do IMIP, Patricia Bezerra, quando identificada com asma, a pessoa pode levar uma vida normal. “Um paciente com asma precisa ter qualidade de vida, ele pode praticar esportes do desejo dele, seja natação ou qualquer outro”, completa a médica.
Os principais fatores desencadeantes de crises da asma são os aeroalérgenos, encontrados na poeira domiciliar, no colchão, travesseiro, tapete e cortina. Os fatores que não são relacionados com alergia são a fumaça de cigarro, poluição, tintas ou produtos de limpeza com odores fortes; esses são irritantes para as vias respiratórias, podendo causar a asma. Além disso, especula-se que a mudança climática também pode precipitar crises. “No inverno, em paralelo, aumenta a prevalência dos vírus nas cidades e esses podem provocar a asma”, comenta Dra. Patrícia Bezerra. O tabagismo é um fator de risco importante que pode provocar doença. É recomendado que as mães não fumem durante a gravidez e que o bebê não conviva com fumantes.
Se não controlada adequadamente, a asma afeta diretamente a qualidade de vida do paciente. No tratamento, as pessoas não devem se medicar com os chamados medicamentos populares. De acordo com Dra. Patrícia Bezerra, a maioria das pessoas tem uma asma mais leve, ou seja, elas terão crises ou exacerbações de vez em quando. No caso desses pacientes, o tratamento é feito apenas com um broncodilatador, na ocasião da crise. Um percentual menor possui uma asma que exige um tratamento diário, contínuo e preventivo. Este deve entrar em um tratamento chamado preventivo ou de controle, no qual envolve o uso de medicações na base de corticóides inalatórios, para controlar os sintomas.
IMIP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.