Projetos vão estimular produção local e levar energia elétrica a comunidades rurais e indígenas (Foto: Ed Ferreira/MI)
Cerca de R$ 11 milhões em investimentos vão impulsionar o desenvolvimento regional no estado de Roraima. Os recursos aplicados pelo Ministério da Integração Nacional vão garantir a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, o incentivo à bovinocultura e a implantação de rede elétrica em áreas rurais e comunidades indígenas. Os convênios firmados por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) foram assinados na noite desta quarta-feira (1º). Na oportunidade, o ministro Helder Barbalho reforçou o compromisso da Pasta em reduzir desigualdades regionais.
“Conheço bem o Norte do país e sei que a região Amazônica, por exemplo, tem particularidades diversas que não podem ser tratadas da mesma forma. A orientação do governo federal é fazer chegar políticas públicas aos lugares mais longínquos, pois desenvolvimento só se faz transformando a vida das pessoas. As ações que serão implementadas em Roraima a partir desses convênios, inclusive em comunidades indígenas, vão gerar renda e inclusão para as populações locais”, afirmou Helder Barbalho.
Mais de 500 famílias serão contempladas pelo projeto de eletrificação rural no município de Caroebe, distante 338 quilômetros da capital Boa Vista. Já em Normandia, onde mais de 70% da população é indígena, os investimentos vão permitir levar energia elétrica a aproximadamente 200 famílias em oito comunidades na região do Baixo Cotingo, na reserva Raposa Serra do Sol. “Além de proporcionar mais qualidade de vida a esses povos, garantimos condições para que eles possam produzir mais e melhor”, pontuou o deputado Édio Lopes, de Roraima, autor da emenda parlamentar que destinou os recursos.
O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, reforçou o compromisso do órgão com o desenvolvimento da região. “Esta é uma das formas que a Superintendência tem para cumprir sua missão de desenvolver a Amazônia. Por isso, assumimos o compromisso de trabalhar cada dia mais para que os recursos cheguem com agilidade às populações que precisam”, concluiu.
Mais benefícios
Comunidades em Rorainópolis também serão beneficiadas por projetos de eletrificação rural. Já o município de Amajari, no norte de Roraima, receberá recursos para implementar a rede elétrica e para a construção de três galpões destinados à avicultura. As prefeituras serão responsáveis pela implantação e execução dos projetos, sob a orientação de equipes técnicas da Sudam.
Do valor total de investimentos, R$ 6,1 milhões destinam-se ao município de Normandia. Os recursos contemplam, ainda, a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e o incentivo à bovinocultura. O prefeito Jairo Araújo compareceu à assinatura dos convênios e ressaltou a importância das iniciativas. “São benefícios que contribuem efetivamente para fortalecer a população”, disse. O prefeito de Caroebe, Paulo Ortiz, e lideranças indígenas da reserva Raposa Serra do Sol também participaram do ato.
>Veja mais imagens do ato de assinatura dos convênios
Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.