Confira no vídeo
A mudança na água do rio foi percebida no último fim semana e, nesta quarta-feira (07), o comerciante do Restaurante Balneário, Ivanildo Palmeira, preocupado com a situação chamou o parlamentar Dione Laertison, para que o mesmo o pudesse ajudar levando a situação para algum órgão fiscalizador. O parlamentar esteve no local e chegou a recolher amostras da água.
Segundo informou o parlamentar, em um trecho do rio já se pode notar a presença de peixes mortos, e alguns moradores que chegaram a tomar banho na água ficaram com os corpos coçando.
A mancha verde que se inicia no Mari, e já chegou aos balneários de Jatobá, já forma uma extensão que chega a aproximadamente 8 km.
Moradores da Beira Rio estão preocupados sem saber realmente a causa deste efeito na água, ou que tipo de substância está nela, além da preocupação com danos na natureza. “Pode afetar as aves, pode afetar os peixes, pode afetar a qualidade da água”, disse preocupado o vereador Dione Laertison.
Segundo comentou em uma rede social o Engenheiro de Pesca André Freire, esse efeito se trata de “cianobactérias”.
Fonte: Portal Jatobá
Esse fenômeno pode mesmo estar sendo causado pela floração de cianobactérias. É importante evitar o consumo e contato com às águas da região contaminada, pois algumas espécies desses microorganismos são produtoras de tóxicas que que podem prejudicar animais e humanos. Como não se nada confirmado, o ideal é esperar o ciclo reprodutivo desses microorganismos passar, que geralmente dura por média oito dias. Se as características ambientes forem favoráveis (temperatura da água elevada e disponibilidade de nutrientes) esse período pode aumentar.
ResponderExcluirAlane Araújo
Bióloga - CrBio 93.823/05-D
Especialista em ecologia e identificação de fitoplâncton