Ao todo, foram 40 horas/aula ministradas para um grupo de 30 participantes do IPA, Iterpe, Núcleo de Agrofamília, Território da Cidadania e Bolsista Semente Crioula. O objetivo é capacitar extensionistas rurais para desenvolver atividades de ATER voltadas para a Agroecologia, junto aos agricultores de base familiar. O evento teve como facilitadores: Pedro Henrique de M. Balensifer, Cláudio José Dias da Silva, Ramon Coelho Bezerra, Cristina Lemos, Euda Maria de Araújo, Nayara Luiza de O. Souza, Flávio Duarte e Gustavo Jonnas Simões de M. Bezerra.
Os temas abordados foram: Agroecologia; Agrotóxicos; Transição Agroecológica; Práticas Agroecológicas para Agricultura Familiar: Policultivos, Caldas, Biofertilizanres, Compostos Orgânicos e Sementes; Produção de caldas, biofertilizantes e composto orgânico; Enruqiecimento e ampliação da diversidade das culturas do SAF; Enriquecimento e ampliação da diversidade de culturas da horta e pomar (plantas atrativas e repetentes) e aplicação de compostos e caldas e produção de caldas biofertilizantes e composto orgânico.
Os treinandos também visitaram o Banco Comunitário de Sementes, no Sítio Cruz, e tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos sobre o conteúdo apresentado, além de socializar as experiências vivenciadas nas propriedades.
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA
Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.