Com participação já confirmada de escritores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, o Prêmio Cepe Nacional de Literatura foi criado para fomentar a cultura, estimulando a produção literária de escritores e de novos talentos de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas. O edital está disponível no site da Companhia (www.cepe.com.br/concursos) com todas as informações e prazos do certame.
A seleção dos melhores trabalhos será feito a partir da análise de duas comissões julgadoras. A primeira, local, formada por especialistas com reconhecida notoriedade, será responsável pela pré-seleção das dez melhores obras de cada categoria. A segunda, de caráter nacional, composta por escritores de renome nacional, será responsável pelo julgamento final. O anúncio dos resultados acontecerá no dia 16 de novembro e a entrega dos prêmios em dezembro.
Em sua primeira edição (2015), o Prêmio Cepe contou com comissão local formada por Eduardo César Maia (pesquisador na área de literatura, autor de dois livros sobre o crítico literário Álvaro Lins) que fez a seleção dos dez melhores romances inscritos; Cristhiano Aguiar (contista e crítico literário) na escolha dos dez melhores livros de contos; Fábio Andrade (poeta, pesquisador e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco) na categoria poesia, além de Jussara Salazar (poetisa, editora e artista visual) na seleção dos dez melhores trabalhos de literatura infantojuvenil.
A comissão final (nacional) foi formada por José Castello (escritor, jornalista e crítico literário), Luiz Henrique Pellanda (escritor) e Anco Márcio Tenório Vieira (mestre em Teoria da Literatura, doutor em Literatura Brasileira e professor da UFPE).
Lançamentos – Os livros vencedores do Prêmio Cepe 2015 foram lançados em evento no Museu do Estado de Pernambuco, em abril passado. São eles: O grande massacre das vacas, de Sérgio Corrêa de Siqueira, de Minas Gerais (Romance); O amor que não sentimos e outros contos, de Guilherme Azambuja Castro, do Rio Grande do Sul (Contos); Elogio do carvão, de Marcus Vinícius Quiroga, do Rio de Janeiro (Poesia); e E eu, só uma pedra, de Helton Alexandre Pereira, do Ceará (Infantojuvenil).
Para ter acesso ao edital do concurso que está com inscrições abertas é só acessar o link http://goo.gl/tOx2MS
Assessoria de Imprensa da Cepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.