Apreensão de pássaros em feira livre de Arapiraca (Foto: Divulgação)
Também foram apreendidos 650 quilos de queijo em uma fábrica de laticínios em Olivença, a 198 Km da capital. O estabelecimento também foi lacrado devido a falsificação de selos da agência reguladora estadual. A prefeitura de Santana do Ipanema, a 233 Km de Maceió, foi multada em R$ 700 mil por manter um lixão a céu aberto e lançar efluentes sem tratamento no rio Ipanema, um dos afluentes do São Francisco.
O secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, participou da ação e apoio a iniciativa: “Trata-se de um trabalho de grande importância para a proteção do São Francisco. É por isso que o Comitê apóia esse trabalho e, inclusive, reforçou no orçamento anual a rubrica de apoio à FPI”, destacou. “Estamos intensificando as ações de fiscalização na bacia em Alagoas, com a FPI, com vários resultados concretos”, complementou.
Os promotores de Justiça Alberto Fonseca e Lavínia Fragoso acompanharam o trabalho da FPI e deixaram claro que, da mesma forma como aconteceu nas outras oportunidades, diversos focos serão atingidos. “Serão objetos de fiscalização o esgotamento sanitário, abastecimento de água, gerenciamento de resíduos sólidos, extração de minérios, vegetação às margens do rio e pesca. Os problemas enfrentados pelo estado de Alagoas são, principalmente, ações de supressão vegetal, que atingem as Áreas de Preservação Perma nente, matas ciliares e nascentes”, ressaltou Fonseca.
Lavínia Fragoso explica o caráter educativo da FPI em Alagoas. “É importante informar que é o programa segue o exemplo de sucesso da FPI na Bahia, projeto que já passou pelos 115 municípios da bacia do São Francisco naquele estado. Por aqui, a exemplo de lá, conseguimos reunir diversas instituições que, no seu dia a dia, exercem o poder fiscalizador no âmbito de suas atribuições específicas. A união desses órgãos e entidades representa uma ótima oportunidade para que possam ampliar a potencialidade de sua atuação na defesa da sociedade, do meio ambiente e da saúde pública”, informou.
Esta etapa da FPI prevê fiscalizar nove municípios alagoanos, entre o Agreste e o Sertão do Estado, até o próximo dia 20, quando será apresentado o balanço final das ações executadas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.