segunda-feira, abril 11, 2016

"Projeto Pólo Marginal - Opereta de Rua" inicia turnê por Pernambuco neste final de semana

“Projeto Pólo Marginal – Opereta de Rua” inicia circulação estadual por Pernambuco através de projeto incentivado pelo Funcultura. Cidades como São José do Belmonte e Triunfo recebem a peça neste final de semana, com apresentações sempre gratuitas (Foto: Miguel Igreja)

Depois de vários ensaios abertos no Recife e Olinda no final de 2015 e início deste ano, a peça “Pólo Marginal – Opereta de Rua”, do Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel, sempre apresentada ao ar livre e gratuitamente, inicia, a partir deste mês de abril, a circulação estadual que a levará a oito municípios, comunidade quilombola ou distritos em Pernambuco. A turnê se inicia por São José do Belmonte (sábado próximo, 19h, no Pátio de Eventos Cacau do Banco) e Triunfo (próximo domingo, 17h, no Pátio de Eventos Maestro Madureira) neste final de semana. Com projeto incentivado pelo Funcultura/Governo do Estado de Pernambuco e realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS), a montagem, em teatro de rua, é baseada na obra do poeta e jornalista pernambucano Marco Pólo Guimarães, com roteiro e encenação de Carlos Salles (in memoriam) e assistência de direção de Rodrigo Torres. No enredo, a história de um grupo de poetas-piratas-saltimbancos que resolve ocupar as praças das cidades para levar o poder da palavra, a poesia como forma de alimentar a alma das pessoas de sentimento, sensibilidade e emoção.

Reforçado pelas músicas da banda Ave Sangria, pioneira na fusão sonora que permeou os anos 1970 no Recife, da qual o autor dos textos era vocalista e compositor, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo e a participação de nove artistas em cena: Cris Santos, Maria Dias, Pedro Félix, Roberta Lúcia, Rodrigo Torres, Sandro Sant’na, Celso José e Walgrene Agra. As personagens falam da relação do homem com o mar, rios, o cheiro do mangue, a vida. Utilizando versos livres, ora rimados, os piratas declaram sua paixão com poemas fortes e lancinantes, dramatizando monólogos que abordam várias facetas do poeta como: solidão, tristeza, fugacidade e o vazio existente em cada um de nós, além dos problemas observados nos grandes centros urbanos, a prostituição, a religiosidade do povo, os meninos em situação de rua, ou seja, o homem contemporâneo, suas angústias e seus medos.

O Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel está em atividade desde 2007 e já levou às ruas montagens como “Do Moço e do Bêbado Luna”, inspirada na obra do saudoso poeta Erickson Luna (há ainda o desejo de encenar a obra de outros poetas marginais como França e Miró), e desenvolveu o projeto “Trupe do Patrimônio”. A peça “Pólo Marginal – Opereta de Rua” estreou em 2010 e já participou de diversos projetos nacionais e estaduais. Esta circulação estadual conta com apoio das prefeituras municipais e do SESC Garanhuns. A equipe técnica é ainda formada por Felipe Santos (registro de imagens); Josi Rodrigues (contrarregra); Rodrigo Torres (coordenação de produção); Celso José (produção executiva); e Josi Rodrigues, Maria Dias e Walgrene Agra (assistência de produção).

Programação da Circulação Estadual Por Pernambuco (entrada sempre franca):

Dia 16 de abril de 2016 (neste sábado), às 19h, no Pátio de Eventos Cacau do Banco, em São José do Belmonte;

Dia 17 de abril de 2016 (neste domingo), às 17h, no Pátio de Eventos Maestro Madureira, em Triunfo;

Dia 30 de abril de 2016, às 17h, no Largo da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na Comunidade Quilombola Timbó, em Garanhuns;

Dia 01 de maio de 2016, às 17h, na Praça Estácio Coimbra (Praça da Fonte), em São Caetano;

Dia 14 de maio de 2016, às 20h, na Quadra do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, no Recife;

Dia 15 de maio de 2016, às 17h, na Praça do Carmo, em Olinda.

Dia 21 de maio de 2016, às 20h, na Praça Abelardo Sena (Praça do Surfista), em Ribeirão;

Dia 22 de maio de 2016, às 17h, na Praça Central de Chã de Sapé, em Itaquitinga.

Maiores informações: Rodrigo Torres (ator, assistente de direção e produtor): (81) 9 9707 8727 ou 9 8773 3940.

 Por Leidson Ferraz/Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.