A renda Renascença do Agreste pernambucano tem produção retratada em catálogo a ser lançado em Pesqueira, no próximo dia 2, e em Recife, no dia 4 (Foto: Andrea Franco)
“A renda Renascença só tem em Pernambuco.
Assim como o vinho tem regiões demarcadas na Europa,
se fosse demarcar as regiões de rendas no Brasil,
a renda Renascença seria dessa região”.
Carlos Medeiros, Renaissance Enxovais.
Com distribuição gratuita, o catálogo terá dois lançamentos, a fim de chegar mais perto dos públicos interessados em conhecer o resultado do projeto. O primeiro viaja para Pesqueira no dia 2 de abril e o segundo acontece no dia 4 de abril na Orbe Coworking, no Recife.
Organizado em duas partes, o catálogo traz um breve histórico, desde o surgimento da renda em Poção, acompanha seu desenvolvimento, reflete sobre a cadeia produtiva da renda e sobre as condições de vida e trabalho das rendeiras na atualidade. Detalhes do modo de fazer e dos insumos necessários também constam do texto que apresenta a pesquisa.
A segunda parte apresenta um ensaio fotográfico com peças produzidas por artesãs do território e estilistas pernambucanos, com atenção especial à riqueza dos pontos utilizados. Criada no século XVI e apropriada por artesãs de Poção nos anos 1930, a renda Renascença chega ao presente como uma das mais importantes atividades econômicas do Agreste Central pernambucano, mantendo-se atrativa para novas aplicações e mercados.
SERVIÇO
Lançamentos Catálogo Renascença – PE
Recife – [04 de abril, às 19h]
Onde? Na Orbe Coworking
Av. Dantas Barreto, 324, Edf. PE, 8º andar
Pesqueira – [2 de abril, às 18h]
Onde? Academia Pesqueirense de Letras Praça Comendador José Didier, s/n, Centro, Pesqueira/PE
Por Beth Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.