Foto: Wagner Ramos/SEI
“Todos nós sabemos do desafio da saúde pública no Brasil. É uma saúde subfinanciada, onde os Estados e municípios cada vez mais têm que colocar mais recursos para que ela funcione adequadamente. Hoje, a Prefeitura do Recife está dando uma grande contribuição à saúde pública do Estado, com um hospital desse porte, moderno, humanizado, que dialoga com a melhor medicina do mundo e que vai atender muitas crianças e mães pernambucanas e recifenses. Fico muito satisfeito e tenho aqui, nesse exemplo do Hospital da Mulher do Recife, a crença que é importante levar equipamentos como esse tanto para o Sertão quanto para o Agreste pernambucano”, ressaltou Paulo.
Por meio de convênio, o Governo de Pernambuco repassou R$ 28 milhões à gestão municipal para a conclusão das obras do Hospital da Mulher do Recife. O recurso também está sendo aplicado na compra de equipamentos para a unidade. O valor total da empreendimento é de R$ 114 milhões.
O Hospital da Mulher está praticamente concluído, como detalha o prefeito do Recife, Geraldo Julio. “A gente está aqui com ar-condicionado ligado, iluminação instalada, réguas ligadas e instaladas em todas as enfermarias, as CTIs, os equipamentos de ressonância, raio-x, tomografia. Tudo instalado. Está tudo ficando pronto para as mulheres do Recife começarem a usar”, apontou, complementando: “Agora, estamos fazendo a instalação do restante dos equipamentos, a montagem do mobiliário restante e vai ser feito a seleção de pessoal para o hospital começar a funcionar”, relatou o gestor municipal.
O equipamento conta com 150 leitos para atender mulheres a partir dos dez anos de idade que precisem procedimentos de média e alta complexidade, tendo capacidade para realização de 400 partos e 250 cirurgias por mês. Quando estiver em operação, a unidade de saúde também terá capacidade para oferecer 10 mil atendimentos por mês, que incluem consultas ambulatoriais de pré-natal de alto risco, assistência ao parto e puerpério.
As recifenses também poderão contar com atendimento em sub-especialidades como: ginecologia infanto puberal, climatério, serviço de esterilização cirúrgica, mastologia e assistência à população LGBTT, além de atendimento com endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogos e enfermeiros. Ainda serão realizados mensalmente 2.680 ultrassonografias, 4.000 exames de raio-x e 1.320 exames de mamografia.
Acompanharam o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio na solenidade, o secretário de Saúde do Estado, Iran Costa; o secretário executivo de Política para a Criança e Juventude do Estado, João Suassuna; os secretários municipais Jailson Correia (Saúde), Elizabete Godinho (Mulher), Ana Rita Suassuna (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Cida Pedrosa (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Jorge Vieira (Educação), Victor Vieira (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Aline Mariano (Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas), Rodrigo Vidal (Executiva de Direito dos Animais), além de João Guilherme (chefe de Gabinete de Projetos Especiais) e Rodrigo Farias (Chefe de Gabinete do Prefeito). A deputada federal Luciana Santos e os vereadores Amaro Cipriano (Maguari), Aderaldo Pinto, Irmã Aimée, Vera Lopes, Davi Muniz, Almir Fernando, Menudo e Carlos Gueiros também acompanharam a visita.
SEI-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.