Segundo Márcio Almeida, médico da Aliança Oncologia, alimentos com grande concentração de cacau combatem radicais livres e melhoram fluxo sanguíneo
Comer chocolate para diminuir riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Até mesmo diminuir o colesterol ruim e pressão arterial. Parece receita milagrosa, mas a Páscoa pode ser um feriado para lembrar-se de hábitos saudáveis e trazer benefícios à saúde.
O segredo está em escolher os chocolates amargos, aqueles com gosto mais forte. Eles possuem maiores quantidades de cacau, alimento com grande concentração de oxidantes naturais, os flavonoides. Estes oxidantes que são responsáveis por prevenir o câncer, protegendo as células das degenerações causadas pelo tumor. Além disso, o chocolate amargo dilata os vasos sanguíneos, e acaba por diminuir a incidência de ataques cardíacos e derrames.
Márcio Almeida, médico da Aliança Oncologia, reforça a importância do cacau para prevenir vários tipos de câncer. “Substâncias encontradas no cacau do chocolate escuro reduzem o risco de câncer colorretal. E segundo pesquisas da universidade da Louisiana, nos EUA, micróbrios presentes no intestino fermentam o cacau e o transformam em anti-inflamatórios que ajudam no funcionamento do coração”, explicou.
Chocolates com concentração de cacau acima de 60% são capazes de fornecer os efeitos positivos. Nutricionista da Aliança Oncologia, Gabryella Batista alerta para os exageros com o chocolates, e recomenda a quantidade certa para ingerir na Páscoa. “Devorar vários ovos de páscoa não vai deixar ninguém mais saudável. Para se obter todos esses benefícios, é indicado ingerir 30g por dia”, calcula.
Por Augusto Berto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.