Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF
Os eventos marcam o caráter plural e representativo da atuação do CBHSF. O secretário do Comitê, Maciel Oliveira, destaca que os dois seminários são importantes, pois terão na programação debates de temas de profundo interesse dos povos. O II Seminário Quilombola deve acontecer no município de União dos Palmares (AL), pela representatividade do local. O município abriga a Serra da Barriga e é conhecido por ter sediado aquele que foi considerado o maior quilombo do período colonial do Brasil, o Quilombo dos Palmares. A data e a programação serão definidas na reunião da próxima segunda.
Com relação ao IV Seminário Indígena, o local ainda será confirmado, mas deve acontecer em Paulo Afonso (BA). “Tudo será definido na reunião de segunda-feira. É certo que teremos oficinas, debates e mesas redondas programados em consenso com os integrantes”, explica Maciel Oliveira.
A Câmara Técnica ainda não tem seu coordenador definido, motivo pelo qual o secretário responde pelas decisões do grupo. “Nessa reunião, também iremos cobrar das instituições que ainda não oficializaram as indicações para a CTCT que o façam, a fim de formalizarmos a comissão”, diz o secretário do CBHSF. Integram a Câmara instituições como a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste (Apoinme); Fundação Nacional do Índio (Funai); Fundação Cultural Palmares/MinC; Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq); 6ª Câmara do Ministério Público Federal e representações diretas das comunidades. Das 13 entidades que integram o colegiado, pelo menos seis ainda não definiram suas representações.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.
Assessoria de Comunicação CBHSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.