Segundo o MPPE, a medida é válida também para prefeituras que devem a apenas uma parte dos servidores - ainda que eles sejam de cargos comissionados e contratos temporários.
Receberam recomendação os prefeitos dos seguintes municípios: Lagoa dos Gatos; Tracunhaém; Tabira; Ibimirim; Goiana; Brejo da Madre de Deus; Jataúba; Aliança; São José do Belmonte; Glória do Goitá; Itamaracá; Mirandiba; Itaíba; Pesqueira; Ribeirão; Santa Cruz do Capibaribe; Palmares; Paudalho; Alagoinha; Arcoverde; Inajá; Quipapá; Escada; Poção e Ribeirão.
O G1 solicitou um posicionamento a 23 das 24 prefeituras. Apenas o poder executivo de Aliança não atendeu às ligações e a redação não conseguir entrar em contato por e-mail, site ou perfil oficial nas redes sociais.
A Prefeitura de Pesqueira afirmou que está com "os salários em dia". O Carnaval do município está confirmado. "Pesqueira tem um dos maiores e melhores carnavais de Pernambuco e, por isso, não poderia deixar de realizá-lo. O prefeito diz que desde o início do mandato nunca deixou de pagar os salários dentro do prazo previsto em lei".
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Arcoverde, o orgão "está com a folha de pagamento em dia. Tudo pago: funcionalismo e comissionados, desde o dia primeiro de fevereiro, ou seja, Arcoverde cumpre as recomendações do Ministério Público". O Carnaval do município ocorre entre os dias 6 e 9.
Por meio de nota, a Prefeitura de Jataúba informou que "não vai realizar gastos com o Carnaval 2016 mesmo o município tendo sua folha salarial em dia. O município realiza o pagamento dos seus servidores até o dia 10 de cada mês. Já em relação às festivades carnavalescas, serão realizadas com parcerias privadas não acarretando despesa para o município".
A Prefeitura de Ribeirão informou que a recomendação foi seguida. "Haverá as festas, blocos carnavalescos locais, com patrocínios de empresas, comércios, políticos. Os salários de servidores efetivos e inativos encontram se em dia, tendo já começado a ser pago o mês de janeiro. Os salários de cargos comissionados e contratados estão sendo regularizados após efetivação dos efetivos e inativos".
A Prefeitura de Poção informou que já havia cancelado as festividades por causa dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, da crise financeira e da estiagem. "Considerando a prioridade de reversão dos escassos recursos financeiros para as áreas básicas de serviços públicos, quais sejam saúde e educação", apontou o prefeito em um decreto. A instituição também informou que os salários estão em dia.
A prefeitura de Quipapá destacou que "tem seguido essa ordem do Ministério Público e portanto não irá ter programação festiva de Carnaval. De acordo com o prefeito do município, Cristiano Martins, a atual gestão está com as contas em dia".
A prefeitura de Mirandiba informou que recebeu a recomendação do MPPE. "Acatamos a decisão, porém, não estamos com nenhuma folha de pagamento atrasada. Temos o compromisso primeiro com nossos servidores. Nossa festa tradicional é o São João, o qual também só iremos realizar se conseguirmos apoio financeiro de terceiros, a fim de não prejudicarmos as finanças de nossa administração".
A prefeitura de Alagoinha respondeu que não está com a folha de pagamento em atraso, "apesar de grande sacrifício que temos feito para cumprir com essa obrigação". Entretanto, o município não realizará festa de Carnaval, "pois há expectativa de agravamento da crise que se instalou em nosso país".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.