Foto: Ascom PMJ/Divulgação
A Prefeitura de Jatobá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira passada (19), no Posto de Saúde da Família – PSF 3, em Itaparica, a Campanha contra Tuberculose e Hanseníase.
A campanha de tuberculose tem como objetivo mobilizar a população para o tema Tuberculose e estimular a identificação de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com tosse há três semanas ou mais para diagnóstico e tratamento precoces.
A tuberculose é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch. O trabalho de busca ativa de sintomáticos respiratórios é de grande importância, pois os esforços estão concentrados a encontrar os doentes bacilíferos, ou seja, aquelas pessoas infectadas que têm a doença no pulmão e que são capazes de transmiti-la a outros munícipes.
A campanha de combate à hanseníase visa sensibilizar a população e identificar possíveis casos da doença, por meio da busca de manchas e perda da sensibilidade. Apesar de sua baixa letalidade e mortalidade, se não for diagnosticada oportunamente e tratada adequadamente pode deixar sequelas permanentes, como deformações e incapacidades. A Campanha foi direcionada para o seguinte público-alvo: idosos, gestantes e portadores das enfermidades.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae, popularmente conhecido como Bacilo de Hansen – e que antigamente era conhecida como lepra. Esta doença atinge, preferencialmente, a pele e os nervos periféricos. Ocorre em qualquer idade, raça, ou gênero.
Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá/Portal Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.