Durante a reunião foram discutidos o ajuste do fluxo do 190-Mulher, e as competências dos atores envolvidos e o planejamento do Comitê para a Construção da Política Estadual de Atenção a Mulher em situação de privação de liberdade e egressas do sistema prisional, cujo objetivo de reformular as praticas vigentes no sistema prisional é contribuir para a promoção e garantia dos direitos das presas e reeducandas.
Entre os pontos levantados com relação ao 190-Mulher, observou-se a necessidade de objetivar a especificidade e rigor dos critérios e procedimentos no cadastro e registro de ocorrências de violência contra a mulher para assegurar a operacionalidade do atendimento prestado.
Os debates sobre a prevenção da violência contra as mulheres em situação de privação de liberdade e egressas do sistema prisional abordou desde a humanização das condições do cumprimento da pena, a garantia do direito à saúde, à educação, à alimentação, ao trabalho, à segurança, proteção à maternidade e a infância, lazer, esportes e assistência jurídica, atendimento psicossocial e demais direitos humanos da população carcerária feminina do Estado.
Também foi abordada a possibilidade de atuação conjunta e articulada das secretarias Estaduais da Mulher, e de Justiça e Direitos Humanos e dos demais poderes envolvidos na prevenção e proteção e cumprimento dos instrumentos Estaduais, nacionais e internacionais relativos ao tema ratificados pelo estado brasileiro e pelo estado de Pernambuco.
Em sua intervenção, o secretário Pedro Eurico enfatizou a disposição em assegurar a atenção a população carcerária feminina de Pernambuco, que hoje representa 10% da população carcerária do Estado. Pedro Eurico prometeu melhoria das condições de saúde e educação, sociabilidade, bem como igualdade de tratamento em relação aos presos do sexo masculino, a exemplo das visitas conjugais. Em relação às mulheres em liberdade provisória e egressas, o secretário destacou a necessidade de maior incentivo à empregabilidade. A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, ressaltou a importância e urgência do planejamento do Comitê para a Construção da Política Estadual de Atenção a Mulher em situação de privação de liberdade e egressas do sistema prisional para a operacionalização dessas ações conjuntas.
Blog Notícias do Governo de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.