Decreto que determinou a criação do centro foi assinado no dia 12.
O município de Belém do São Francisco se tornou o primeiro do Sertão Pernambucano a possuir um espaço dedicado a dar apoio psicológico e jurídico a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT) vítimas de homofobia. O Decreto Nº 48/2016 que cria o Centro de Referência em Cidadania LGBT na Prevenção e Combate à Homofobia (CCH) foi assinado no dia 12 de janeiro.
“É mais um grande avanço para o público LGBT. O município é um dos mais engajados em defender o direito dessas pessoas, sendo exemplo para outras cidades da região”, contou o diretor de Promoção dos Direitos de LGBTs de Belém do São Francisco, Fábio Cruz, que prefere ser chamado por seu nome social, Fábio Belíssima. O Centro de Referência deve começar a ser estruturado após o carnaval.
Segundo o diretor, o CCH foi pensado para atender a toda a sociedade. “Nós não temos registros de crimes motivados por homofobia, por isso o Centro tem o foco na prevenção desses casos e na conscientização da população sobre os direitos dos LGBTs”, explicou. Além de acompanhamento psicossocial e jurídico, o espaço deve proporcionar serviços como cursos profissionalizantes, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do cartão do programa Bolsa Família.
De acordo com o decreto, a criação do CCH é fruto de revindicações da 1ª Conferência LGBT da cidade, que aconteceu em outubro de 2011. O espaço deverá funcionar no prédio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) que fica na Avenida Coronel Caribé, nº 137, na região central.
G1 Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.