Fundamentais para a saúde ambiental das cidades, os Planos Municipais de Saneamento Básico tornaram-se o foco de uma das ações mais importantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O Colegiado decidiu prestar auxílio aos municípios localizados na bacia, financiando a elaboração de seus Planos de Saneamento Básico. Essa medida visa fortalecer as ações de preservação e manutenção dos afluentes do Velho Chico, minimizando as cargas de poluição lançadas nos cursos d´água e estabelecendo medidas eficazes de revitalização do rio.
Na primeira etapa, o CBHSF selecionou 26 municípios das quatro regiões da bacia. Foram investidos mais de R$6 milhões provenientes da cobrança pelo uso das águas do rio. Uma vez elaborados e aprovados pelos poderes municipais, os PMSB’s terão sua execução a cargo das prefeituras ou por concessões privadas ou públicas.
Para o secretário-geral do Comitê do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, o CBHSF é, atualmente, o maior financiador de Planos de Saneamento Básico da bacia do São Francisco. “Investir em saneamento básico é investir em melhoria da qualidade de vida da população. E, nesse caso, também representa uma ação para preservação do rio São Francisco porque evita o lançamento nas águas de esgotos e outros efluentes sem tratamento”, destaca Maciel.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
PARABENS AO CBHSF E A TODOS QUE FAZEM O COLEGIADO, ERA ISTO QUE ESTAVAMOS ESPERANDO. AGORA SIM, OS MUNICÍPIOS TERAM COMO CUMPRIR.
ResponderExcluirGRATO
RÔMULO LEÃO - EX-MEMBRO DO CBHSF - ATUAL SEC EXECUTIVO DO COMSIM - CONSÓRCIO DOS MUNICIPIOS DO SERTÃO DE ITAPARICA E MOXOTÓ COM SEDE EM FLORESTA. MUNICIPIOS CONSORCIADOS: FLORESTA, BELEM DO SÃO FRANCISCO, ITACURUBA, CARNAUBEIRA DA PENHA, TACARATU E JATOBÁ.