“Alguns municípios já passam 28 dias do mês sem água, e as previsões para as chuvas são assustadoras”, alertou Moraes, sugerindo que Comissões da Casa convidem moradores, setores do agronegócio e gestores públicos para discutirem o futuro da oferta de recursos hídricos no Estado. “Precisamos nos prevenir. Onde buscaremos água se Jucazinho secar? Há caminhões pipa para todas as cidades?”, questionou.
sexta-feira, outubro 30, 2015
Audiência pública na Alepe pode debater futuro do abastecimento de água no Estado
“Alguns municípios já passam 28 dias do mês sem água, e as previsões para as chuvas são assustadoras”, alertou Moraes, sugerindo que Comissões da Casa convidem moradores, setores do agronegócio e gestores públicos para discutirem o futuro da oferta de recursos hídricos no Estado. “Precisamos nos prevenir. Onde buscaremos água se Jucazinho secar? Há caminhões pipa para todas as cidades?”, questionou.
TCE rejeita contas de gestão de Santa Cruz do Capibaribe referentes a 2010
Foto: TCE-PE
Segundo o voto do relator, a prefeitura realizou pagamentos a título de honorários advocatícios no valor de 20% sobre compensação de créditos previdenciários (R$ 5551.827,00) apesar de uma das cláusulas do contrato condicionar o pagamento ao êxito da compensação, que não foi reconhecida pela Receita Federal.
Prorrogado para 30 de novembro prazo para renovação de contratos do Fies
O Ministério da Educação prorrogou para o dia 30 de novembro o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1° e 2° semestres de 2015. A medida consta de portaria publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. Com o Fies, os estudantes financiam cursos superiores em instituições privadas.
A portaria prorroga para a mesma data o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referentes ao 1º e 2º semestres de 2015.
Deputado Rogério Leão designa emenda parlamentar para construção de Núcleos da Defensoria Pública no Estado
Rogério Leão e Manoel Jerônimo (Foto: DPPE)
O Defensor Geral do Estado, Manoel Jerônimo de Melo Neto, informou ao deputado que a entidade já possui terreno próprio em Serra Talhada para construção do núcleo.
Já os prefeitos Marcelo Pereira e Romério Guimarães, de São José do Belmonte e São José do Egito respectivamente, em conversa com Leão se dispuseram a doar áreas em seus municípios para construção dessas importantes obras. Cada um desses novos núcleos deve custar meio milhão de reais e as obras iniciarão no ano que vem.
Petrolândia: Peça seu peixe no Delivery Tilápia e tire uma folga da cozinha nesta sexta-feira
Serviço funciona de quinta-feira a domingo.
Está com o tempo curto nesta sexta-feira? Tira uma folga da cozinha na noite de hoje, após a caminhada pela paz, com o Delivery Tilápia, das jovens Flávia e Tamires.
O Delivery Tilápia entrega o prato em sua residência, com toda comodidade, qualidade e sabor que você deseja. Você liga, faz o pedido, recebe o prato prontinho.
O serviço está localizado na Rua Maria Francisca da Conceição, nº 30, na Quadra 04, esquina com a Policlínica de Petrolândia. O número do celular para pedidos é (87) 99956-2578.
O Delivery Tilápia funciona de quinta-feira a sábado, a partir das 19 horas, e no domingo a partir das 10 horas da manhã. O peixe é entregue com acompanhamento de farofa, vinagrete e macaxeira ou batata frita.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Flávia Ferraz
Consumo de energia no Brasil tem queda de 3,1% em setembro, diz EPE
No comércio e nos serviços, o uso da energia atingiu 7.125 (Gwh), com recuo de 0,8%, maior queda desde fevereiro, quando o consumo ficou em 1,2%.
Chesf propõe redução de vazão em Sobradinho e Xingó para 800 m³/s
Vazão atual é de 900 metros cúbicos por segundo (Foto: Lúcia Xavier)
O ofício que formaliza o pedido, assinado pelo superintendente de Operação da Chesf, João Henrique de Araújo Franklin, irá reduzir o nível do Velho Chico, em média, em 15 centímetros no trecho Sobradinho/Itaparica, e em 20 cm no trecho Xingó/Foz, conforme consta no próprio documento oficial, e deve começar a vigorar em 1º de dezembro.
Na última reunião promovida pela ANA, ficou acertado que a defluência permanece em 900 m³/s até o final de novembro. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, lembrou que o colegiado questionou tais pedidos da Chesf. “O Comitê considera recomendável adiar qualquer decisão sobre novas reduções, pelo menos até o final do período úmido, que começa a partir de novembro, na região das cabeceiras do São Francisco”, opinou.
Desde abril de 2013, o setor elétrico tem feito pedidos recorrentes para reduzir a vazão do São Francisco, com o argumento de que se trata de medida emergencial. De lá para cá, a defluência praticada nos reservatórios de Sobradinho e Xingó caiu de 1.300 m³/s e foi reduzida paulatinamente até o volume atual de 900 m³/s. O pedido da Chesf ainda será analisado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
MPPE recomenda aos prefeitos de Chã Grande e Pombos não realizar festas com recursos públicos
De acordo com a promotora de Justiça Camila Amaral de Melo Teixeira, o município de Pombos possui dívida de mais de 6 milhões de reais, proveniente de sonegação das contribuições previdenciárias no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2012. Já o promotor de Justiça Paulo Diego Sales Brito informa que Chã Grande, pelos mesmos motivos, tem um débito superior a 2,3 milhões de reais. Além disso, segundo informações fornecidas pela Confederação Nacional dos Municípios, as desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) implicaram em uma queda significativa na transferência de recursos financeiros para os dois municípios da Zona da Mata de Pernambuco.
Dilma libera R$ 141 mil para pequenos agricultores de Pernambuco, avisa Humberto
Agricultores de todo o Brasil podem se inscrever no programa, que compra a preço de mercado parte da produção dos trabalhadores e distribui gratuitamente os alimentos adquiridos a famílias que estão em situação de insegurança alimentar ou a entidades de assistência social, restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, entre outros.
Crise hídrica será o foco das discussões de nova Agenda 40 em Petrolina
Miguel Coelho (Foto: André Santos)
A agenda será realizada na comunidade N-10 do perímetro irrigado Senador Nilo Coelho. A escolha pelo local, segundo Miguel Coelho, atende à demanda dos fruticultores de Petrolina, que estão receosos de um colapso de abastecimento de água. “Estamos muito preocupados com a situação do Lago de Sobradinho. O reservatório está prestes a entrar em colapso total e precisamos conversar com os fruticultores que dependem dessa água para produzir. Queremos colocar o partido à disposição e ouvir sugestões para pressionar os governos por medidas urgentes”, explica o deputado estadual.
Mulheres são minoria no Poder Judiciário em Pernambuco, afirma advogada
Advogada Simone Duque no Ponto a Ponto: Pernambuco tem a menor participação feminina nos Tribunais Superiores, entre todos os Estados (Foto: Thiago Cogo)
No ranking feminino do Judiciário, Pernambuco aparece em primeiro lugar com menor participação de mulheres entre todos da Federação. Não chega a 2% o número de mulheres nos Tribunais Superiores (Dos 52 desembargadores no TJPE, há apenas uma mulher). Depois de Pernambuco, vêm Piauí, Mato Grosso do Sul e São Paulo (apenas 6,74%).
Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep a partir desta sexta (30)
Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.
Família continua desaparecida após crime passional em PE
O caso está sendo investigado pela delegada Vilaneida Aguiar, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a polícia, o casal estaria dormindo em casa, na Rua Maranata, Vila Sotave, Jaboatão dos Guararapes, quando Maria Isabel do Nascimento, 39, teria recebido uma mensagem do metalúrgico Anderson Miranda, 35, pedindo para que se encontrassem. Quando o marido acordou e não a encontrou, saiu para procurar. Os amantes foram flagrados despidos e mantendo relações sexuais no quintal da casa. Anderson Miranda foi assassinado com tiros no tórax, cabeça e costas. Segundo testemunhas, foram desferidos seis disparos. Durante a madrugada, além dos tiros, também foi ouvido o choro das crianças.
Jornal do Commercio com informações da TV Clube/Record
Oswaldo pediu a punição dos jogadores do Flamengo: ‘Partiu de mim. Erraram comigo.’
– Atirem a primeira pedra - descontraiu, para depois ele mesmo atirar uma pedra nos atletas afastados: – Essa questão é o seguinte: nos reunimos com Gerson, Rodrigo. Eu queria puni-los. Partiu de mim. Erraram comigo. Tenho pedido comprometimento. Entrega. Que a gente faça um esforço maior para voltar a ganhar jogos. Essa é a retórica diária. Eu os afastaria desse jogo e combinamos de esgotar o assunto, ontem, com a presença deles com as medidas finais. Não podia partir só de mim. A intenção era analisar a situação. A maioria já cometeu falhas aqui também. (Isso) Abalou a integridade do grupo. Me surpreendeu a notícia ser dada antes do que havia sido combinado aqui. Falo sempre em sono, alimentação, abstinência alcoólica. Partiu de mim a punição – contou.
Campanha recolhe embalagens vazias de defensivos agrícolas no norte baiano
Postos de recolhimento serão montados nas cidades de Juazeiro, Abaré, Casa Nova, Glória, Paulo Afonso, Ponto Novo e Rodelas (Foto: Codevasf/Divulgação)
A iniciativa realiza coletas semestrais de embalagens vazias de agrotóxicos e orienta os agricultores a utilizar os defensivos com segurança. Segundo InpEV, ao esvaziar os recipientes dos agrotóxicos, os produtores devem fazer imediatamente a tríplice lavagem e providenciar a devolução. Rótulos, tampas e caixas de papelão que embalam os vasilhames de agrotóxicos também devem ser levados aos postos de coleta.
Governo aprova juros mais altos para consignado de aposentados
Decisão foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social. Mudança passará a valer somente com publicação no 'Diário Oficial'.
Para empréstimo pessoal, o percentual passa de 2,14% para 2,34% ao mês. Já para empréstimos feitos pelo cartão de crédito, a taxa sobe de 3,06% para 3,36% ao mês, acrescentou o Ministério da Previdência Social.
A mudança passa a valer somente com a publicação no Diário Oficial da União de Resolução do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que está previsto para acontecer nos próximos dias, explicou o governo.
O Conselho Nacional de Previdência Social debatia o aumento da taxa de juros do crédito consignado de aposentados e pensionistas desde maio deste ano. Segundo o Ministério da Previdência, o sistema financeiro que opera o crédito consignado para aposentados e pensionistas pedia um aumento maior ainda – o que não foi aceito.
Atores e modelos irão lançar Moda Solidária em Santa Cruz/RN, no dia 14 de novembro
Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, é conhecida por possuir a maior estátua católica do mundo, em homenagem a Santa Rita de Cássia, padroeira do município. A estátua tem quase o dobro da altura do Cristo Redentor e é também mais alta do que a Estátua da Liberdade. (Foto: Divulgação)
A coleção trará impressos, em suas camisetas, temas e frases ligados à temática da liberdade de expressão, pensamentos de poetas e pensadores, objetivando despertar para a participação popular em ações que despertar o desejo de paz para a construção de um novo amanhã, baseado na liberdade de expressão e na diversidade de opiniões. As camisetas da Moda Solidária estarão à venda nas cores azul, branco, vermelho, amarelo, verde, cinza, preto, laranja e rosa.
Lula e o PT estão prontos para um novo Brasil, garante Humberto
Senador Humberto Costa (Foto: Assessoria)
O parlamentar participou da reunião do Diretório Nacional do PT em Brasília e afirmou que o ex-presidente ainda tem muita saúde, disposição e inteligência para liderar o partido e superar a crise do atual momento.
"Enquanto ele viver, a oposição vai ter que aturar a sua presença e influência. Ele mesmo disse: o partido sempre reage como fênix quando é colocado em xeque e volta mais forte depois. O PT não existiria sem Lula e Lula não existiria sem o PT", disse Humberto.
De acordo com o parlamentar, a militância da legenda, que o recebeu com um emocionante "parabéns para você" no evento, não precisa ficar com pena em relação aos ataques torpes que sofre.
Marido flagra esposa traindo no quintal, mata o amante e foge com a mulher e os filhos
Após flagrar a esposa o traindo no quintal de casa, na madrugada desta quinta-feira, José Lafaiete da Silva, de 56 anos, é suspeito de matar o amante, que era seu vizinho. Em seguida, acompanhado da esposa, teria fugido da residência levando os filhos. A linha de investigação foi apontada pela delegada Vilaneida Aguiar, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.
De acordo com a polícia, o casal estaria dormindo em casa, na Rua Maranata, Vila Sotave, Jaboatão dos Guararapes, quando Maria Isabel do Nascimento, 39, teria recebido uma mensagem do metalúrgico Anderson Miranda, 35, pedindo para que se encontrassem. Quando o marido acordou e não a encontrou, saiu para procurar. Os amantes foram flagrados despidos e mantendo relações sexuais no quintal da casa.
Petrolândia: Caminhada pela Paz acontece nesta sexta-feira (30)
Nesta sexta-feira (30), será realizada em Petrolândia uma caminhada pela paz no município, às 17h00. A concentração ocorrerá na Academia das Cidades, de onde a passeata deve seguir até a Orla. Os organizadores pedem que os participantes usem roupas brancas.
A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o assustador crescimento da violência na cidade, onde quatro homicídios foram registrados em apenas 7 dias, até ontem (25).
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prefeitura de Petrolândia/Polícia Amiga
CPRH informa praias impróprias para banho no feriadão
Boletim do período de 30 de outubro a 05 de novembro de 2015
Praias impróprias para banho
Semanalmente, a CPRH disponibiliza, no seu portal (www.cprh.pe.gov.br), as praias pernambucanas que estão consideradas impróprias para o banho. Até o próximo dia 05 de novembro a lista de praias impróprias inclui:
Em Itamaracá
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
Em Serinhaém:
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.
Em Itamaracá
Praia de Jaguaribe, em frente à Rua Santina de Barros.
Em Serinhaém:
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente à Escola Municipal Leonildo da Silva.
Praia de Barra de Sirinhaém, em frente ao Loteamento Ondas da Barra.
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.
Petrolândia: Dr. Suéliton Correia oferece tratamentos dentários a preços populares
Dr. Suéliton Correia deseja ampliar o acesso da população a tratamentos dentários, porque saúde bucal não é luxo, é um direito do cidadão (Foto: Assis Ramalho)
Em seu consultório, localizado no centro da cidade, ao lado do Bradesco, Dr. Suéliton Correia, realiza tratamentos odontológicos com qualidade a preços acessíveis e populares, Entre os tratamentos estão endodontia (canal), clareamento, cirurgia, prótese e aparelho dentário. O orçamento é gratuito.
Atendimento de segunda a sábado, das 07h30 às 18h00. Marque sua consulta e volte a sorrir sem constrangimento.
Atendimento de Dr. Matheus, ortodontista - Os clientes que fazem a manutenção de aparelhos ortodônticos com Dr. Matheus, o atendimento mensal será realizado nesta sexta e amanhã (sábado), dias 30 e 31 de outubro.
Classificados Petrolândia: VENDE-SE imóvel com dois pontos comerciais e uma casa na Av. Auspício Valgueiro Barros
Foto: Divulgação
O imóvel é localizado na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 773, na Quadra 13 de Petrolândia.
Preço a combinar com o proprietário. Contato pelos celulares: (87) 9 9648-7580 ou (81) 9 9525-1792
Preço a combinar com o proprietário. Contato pelos celulares: (87) 9 9648-7580 ou (81) 9 9525-1792
Classificados online grátis: serviço de utilidade pública do Blog de Assis Ramalho
Envie seu anúncio: WhatsApp (87) 9 9955-1186 E-mail contato@assisramalho.com.br
Lucas Ramos é homenageado pelo Grupo de Executivos do Recife
Deputado estadual e vice-líder do Governo de Pernambuco na Alepe recebeu o diploma de reconhecimento Gere Jovem (Fotos: Ascom Lucas Ramos)
O Grupo de Executivos do Recife homenageou nesta quinta-feira (29), com o Diploma de Reconhecimento GERE Jovem, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB). A solenidade de entrega foi realizada durante reunião-almoço no Recife. Entre os convidados que prestigiaram a entrega do diploma, estavam o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Ranílson Ramos, o deputado estadual Tony Gel (PMDB) e o professor de economia Maurício Romão, que proferiu palestra sobre a crise econômica no Brasil e seus reflexos em Pernambuco.
E foram os efeitos da crise, sua origem e perspectivas, que dominaram o debate proposto pelo GERE. “A juventude não vai ficar calada diante do momento pelo qual o país está passando. Temos a responsabilidade de mudar o Brasil, sempre pautados pela ética”, disse o deputado Lucas Ramos em seu discurso de agradecimento. “O diploma é o reconhecimento de que nosso comportamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco serve de exemplo para outros jovens que, assim como eu, estão inconformados com o momento atual”, sentenciou o parlamentar. O diploma é entregue a jovens lideranças que se destacam na realização de ações voltadas para o desenvolvimento econômico, político e social de Pernambuco.
Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (29); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira
Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.
Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia
Ministro Armando Monteiro participa de reunião bilateral em Londres
Encontro foi coordenado pelo secretário de Estado para Negócios, Inovação e Capacitação do Reino Unido, Sajid Javid. Na pauta, temas como comércio entre os países, facilitação de comércio, indústrias criativas, inovação, propriedade intelectual e cooperações técnicas (Foto: Ascom MDIC)
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, participou hoje de reunião do Comitê Econômico e Comércio Conjunto entre Reino Unido e Brasil, em Londres. O encontro, cuja sigla em inglês é Jetco, foi coordenado pelo secretário britânico de Estado para de Negócios, Inovação e Capacitação, Sajid Javid, e teve o objetivo de promover iniciativas em áreas estratégicas para apoiar o crescimento das relações comerciais e de investimentos recíprocos.
Durante o encontro, Reino Unido e Brasil trocaram impressões sobre negociações comerciais e sobre estratégias de exportação. Um dos pontos importantes da pauta foi a troca de ofertas entre Mercosul e União Europeia, com um firme compromisso dos dois países em trabalhar, cada um em seu bloco econômico, para avançar rumo à assinatura do acordo de livre comércio.
Petrolândia: "A força do nosso grupo vai nos levar à vitória em 2016'', diz Fabiano Marques, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia
Entrevista será reprisada neste sábado (31), no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.
A pouco mais de um ano para as eleições para escolha do novo prefeito, vice-prefeito e vereadores, já começam a aparecer no cenário político de Petrolândia as primeiras chapas. Na tarde desta segunda-feira (26), em entrevista exclusiva à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o presidente da Câmara Municipal, Fabiano Jaques Marques (PTB), anunciou oficialmente que será candidato a prefeito e ainda confirmou o nome do vice, que segundo ele será o vereador Rogério Novaes (PSD).
Assis Ramalho: Primeiramente, lhe agradeço por receber a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia em seu gabinete, e gostaria de saber se sua candidatura está firme e se você realmente é [pré]candidato a prefeito em 2016.
Fabiano Marques: Eu é que lhe agradeço por você vir até aqui, para que eu tenha essa oportunidade de falar para o povo de Petrolândia. Assis, hoje, eu posso dizer que a nossa candidatura está posta de uma maneira que vem da base para cima, e não de cima para baixo, como algumas pessoas estão acostumadas a fazer em nosso município. A nossa candidatura, ela foi construída a partir de uma união de seis vereadores de mandatos, que não se conformaram com o andamento das coisas em nosso município. E, com a coragem e a determinação desses vereadores, dos quais eu faço parte, nós resolvemos tentar mudar a conjuntura política do nosso município. Nas eleições de 2014 nós vencemos um grande desafio, onde mostramos a algumas pessoas que diziam que a gente iria morrer na praia. Mas, nosso grupo continuou forte e venceu a eleição de 2014, fazendo o deputado federal mais votado do município, que foi o deputado Zeca Cavalcanti [PTB]. Também demos quatro mil votos ao deputado estadual Rodrigo Novaes [PSD]. Foram 4 mil votos a um e 4 mil votos a outro, e isso foi comprovado que foi voto de um grupo e não de uma pessoa só. É tanto, que nós enfrentamos uma grande estrutura. Enfrentamos a prefeitura, com mais cinco vereadores de situação, o prefeito, vários ex-prefeitos, vice-prefeita, e desbancamos todos. O candidato deles teve 3.600 votos e o nosso teve 4.000, e foi uma grande vitória de nosso grupo. Hoje, eu posso dizer pra você que a nossa candidatura ela está encorpada com o reforço, não só dos seis vereadores como também dos aproximados 60 pré-candidatos a vereadores, onde dez partidos nos apoiam. Também temos o apoio do ministro Armando Monteiro, de dois deputados federais, de dois deputados estaduais e nós temos, principalmente, o clamor do povo, que é o sentimento de mudança, que é o sentimento de quem está cansado com o que está aí no nosso município.
Assis Ramalho: O fato de você ter feito parte da base do governo atual, durante muitos anos, você acha que isso pode lhe prejudicar (durante a campanha), ou você acha que será um handicap a seu favor?
Fabiano Marques: Eu acredito que não, Assis. Porque não foi nós que mudamos, foram eles. Quando nós fazíamos parte desse grupo, o pensamento era outro. Se pensava mais na cidade. Não tinha um desejo individual, não era uma pessoa só que mandava, como hoje é visto em nossa cidade. Então, se mudou os conceitos, se mudou o tipo de administrar. Hoje, você vê uma prefeitura que tem em torno de R$ 14 milhões e 300 mil reais em caixa, e isso fazendo o povo sofrer. Hoje, nós temos um projeto de abastecimento de água do Bairro Nova Esperança, onde o custo total é de R$ 4 milhões, e não se tem a mínima vontade de fazer a população daquele Bairro feliz com a colocação da água. Nós temos asfaltos para se fazer nas Agrovilas, temos serviços essenciais sem funcionar. Então, foi essa vontade, foi esse motivo que fez a gente mudar, porque nós tivemos a coragem. Nós saímos de um grupo no começo de um mandato e, se a população perceber, ela vai ver que se a gente fosse aproveitador, tivéssemos [agido] com oportunismo, nós jamais iríamos mudar no começo de nosso mandato. Nós iríamos usar dos benefícios que uma prefeitura proporciona ao seu parlamentar, e iríamos deixar para romper na última hora. Hoje, nós podemos dizer que estamos cacifados para enfrentar a Prefeitura de Petrolândia. A prova está aí, o povo de Petrolândia nos deu a vitória na eleição de 2014. Em 2014, em relação a [eleição para] governador, o nosso grupo [que apoiou Armando Monteiro, do PTB] perdeu por 300 votos para todos os outros grupos que apoiaram a candidatura de Paulo Câmara. O nosso [candidato a] Senador, que foi João Paulo (PT), perdeu por 170 votos, tendo obtido quase 7 mil votos, sem pisar em Petrolândia. Então, isso foi a força de um grupo, e é essa força que vai nos levar, com certeza, a vitória no próximo ano.
Assis Ramalho: Com seus quatro mandatos de vereador, inclusive sendo presidente da Câmara por quatro biênios, você se sente preparado para assumir a prefeitura de Petrolândia?
Fabiano Marques: É uma boa pergunta, Assis. Eu quero dizer a todo povo de Petrolândia que hoje eu me sinto preparado, porque com 16 anos de mandato no Legislativo de Petrolândia, nós conhecemos os quatro cantos de Petrolândia. Nós conhecemos os problemas, e sabemos como resolvê-los. Não adianta só apontar os problemas, tem que procurar soluções e isso nós temos para um futuro breve. Tem o abastecimento do Bairro nova Esperança, que eu acho que é uma prioridade número um do povo de Petrolândia. Também tem o calçamento das agrovilas, asfaltamento do Cinturão Verde, fazer com que Petrolândia volte a ter uma educação de qualidade, um serviço de saúde de qualidade, porque Petrolândia tem uma situação econômica diferente de outros municípios.
Confira abaixo na integra a entrevista;
Assis Ramalho: Primeiramente, lhe agradeço por receber a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia em seu gabinete, e gostaria de saber se sua candidatura está firme e se você realmente é [pré]candidato a prefeito em 2016.
Fabiano Marques: Eu é que lhe agradeço por você vir até aqui, para que eu tenha essa oportunidade de falar para o povo de Petrolândia. Assis, hoje, eu posso dizer que a nossa candidatura está posta de uma maneira que vem da base para cima, e não de cima para baixo, como algumas pessoas estão acostumadas a fazer em nosso município. A nossa candidatura, ela foi construída a partir de uma união de seis vereadores de mandatos, que não se conformaram com o andamento das coisas em nosso município. E, com a coragem e a determinação desses vereadores, dos quais eu faço parte, nós resolvemos tentar mudar a conjuntura política do nosso município. Nas eleições de 2014 nós vencemos um grande desafio, onde mostramos a algumas pessoas que diziam que a gente iria morrer na praia. Mas, nosso grupo continuou forte e venceu a eleição de 2014, fazendo o deputado federal mais votado do município, que foi o deputado Zeca Cavalcanti [PTB]. Também demos quatro mil votos ao deputado estadual Rodrigo Novaes [PSD]. Foram 4 mil votos a um e 4 mil votos a outro, e isso foi comprovado que foi voto de um grupo e não de uma pessoa só. É tanto, que nós enfrentamos uma grande estrutura. Enfrentamos a prefeitura, com mais cinco vereadores de situação, o prefeito, vários ex-prefeitos, vice-prefeita, e desbancamos todos. O candidato deles teve 3.600 votos e o nosso teve 4.000, e foi uma grande vitória de nosso grupo. Hoje, eu posso dizer pra você que a nossa candidatura ela está encorpada com o reforço, não só dos seis vereadores como também dos aproximados 60 pré-candidatos a vereadores, onde dez partidos nos apoiam. Também temos o apoio do ministro Armando Monteiro, de dois deputados federais, de dois deputados estaduais e nós temos, principalmente, o clamor do povo, que é o sentimento de mudança, que é o sentimento de quem está cansado com o que está aí no nosso município.
Assis Ramalho: O fato de você ter feito parte da base do governo atual, durante muitos anos, você acha que isso pode lhe prejudicar (durante a campanha), ou você acha que será um handicap a seu favor?
Fabiano Marques: Eu acredito que não, Assis. Porque não foi nós que mudamos, foram eles. Quando nós fazíamos parte desse grupo, o pensamento era outro. Se pensava mais na cidade. Não tinha um desejo individual, não era uma pessoa só que mandava, como hoje é visto em nossa cidade. Então, se mudou os conceitos, se mudou o tipo de administrar. Hoje, você vê uma prefeitura que tem em torno de R$ 14 milhões e 300 mil reais em caixa, e isso fazendo o povo sofrer. Hoje, nós temos um projeto de abastecimento de água do Bairro Nova Esperança, onde o custo total é de R$ 4 milhões, e não se tem a mínima vontade de fazer a população daquele Bairro feliz com a colocação da água. Nós temos asfaltos para se fazer nas Agrovilas, temos serviços essenciais sem funcionar. Então, foi essa vontade, foi esse motivo que fez a gente mudar, porque nós tivemos a coragem. Nós saímos de um grupo no começo de um mandato e, se a população perceber, ela vai ver que se a gente fosse aproveitador, tivéssemos [agido] com oportunismo, nós jamais iríamos mudar no começo de nosso mandato. Nós iríamos usar dos benefícios que uma prefeitura proporciona ao seu parlamentar, e iríamos deixar para romper na última hora. Hoje, nós podemos dizer que estamos cacifados para enfrentar a Prefeitura de Petrolândia. A prova está aí, o povo de Petrolândia nos deu a vitória na eleição de 2014. Em 2014, em relação a [eleição para] governador, o nosso grupo [que apoiou Armando Monteiro, do PTB] perdeu por 300 votos para todos os outros grupos que apoiaram a candidatura de Paulo Câmara. O nosso [candidato a] Senador, que foi João Paulo (PT), perdeu por 170 votos, tendo obtido quase 7 mil votos, sem pisar em Petrolândia. Então, isso foi a força de um grupo, e é essa força que vai nos levar, com certeza, a vitória no próximo ano.
Fabiano Marques: É uma boa pergunta, Assis. Eu quero dizer a todo povo de Petrolândia que hoje eu me sinto preparado, porque com 16 anos de mandato no Legislativo de Petrolândia, nós conhecemos os quatro cantos de Petrolândia. Nós conhecemos os problemas, e sabemos como resolvê-los. Não adianta só apontar os problemas, tem que procurar soluções e isso nós temos para um futuro breve. Tem o abastecimento do Bairro nova Esperança, que eu acho que é uma prioridade número um do povo de Petrolândia. Também tem o calçamento das agrovilas, asfaltamento do Cinturão Verde, fazer com que Petrolândia volte a ter uma educação de qualidade, um serviço de saúde de qualidade, porque Petrolândia tem uma situação econômica diferente de outros municípios.
BA: TCM rejeita contas da Prefeitura de Pedro Alexandre
O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, imputou multa de R$ 3 mil pelas irregularidades contidas no parecer técnico e de R$43.200,00, equivalente a 30% dos seus subsídios anuais, por não ter adotado medidas visando a redução da despesa total com pessoal, e determinou o ressarcimento de R$1.365.075,29 aos cofres municipais, com recursos pessoais, sendo R$ 33.100,00 pela ausência de comprovação de despesas, R$1.144.935,29 pela não comprovação do pagamento das folhas de servidores e R$ 187.040,00 pelo pagamento indevido de Despesas de Exercícios Anteriores – DEA com recursos do Fundeb.
Cabe recurso da decisão.
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia/Assessoria de Comunicação
Assinar:
Postagens (Atom)