Aconteceu em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (16), a cerimônia de abertura da 4ª edição dos Jogos das Etnias Indígenas de Pernambuco (JEIPE), em solenidade realizada no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima.
O público que compareceu ao Ginásio Municipal prestigiou a apresentação das tribos Atikum, de Salgueiro, Atikum, de Carnaubeira da Penha, Entre Serras e Pankararu, de Tacaratu, Entre Serras Pankararu, de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta. Elas dançara e apresentaram os costumes referentes as suas respectivas aldeias.
Irão participar do evento cerca de 300 índios de oito municípios, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino, arco e flecha, cabo de guerra, corrida de maracá, 100 metros rasos, caminhada da guerreira, arremesso de lança, bate gancho (luta) e canoagem. A competição vai até o próximo domingo (19), com disputas no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no Estádio Municipal "O Galegão" e na Orla Fluvial.
Os JEIPE 2015 são uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria para Assuntos Indígenas.
Em discurso, o prefeito Lourival Simões falou da importância do evento
"Nós temos uma dívida social, que é uma dívida impagável, com os povos indígenas, porém a gente está sentindo essa distância cada vez mais diminuir mais. Com os Jogos Indígenas sendo disputados em Petrolândia, demonstra um carinho especial do Governo do Estado para com o município de Petrolândia, e com os povos indígenas da região. A gente já faz os Jogos Indígenas municipais e, a cada ano que se passa, escolhemos uma comunidade em que a gente possa realizar a competição dentro da própria aldeia, e isso mostra o respeito que a gente tem com os povos indígenas", disse o prefeito Lourival Simões em seu discurso.
Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Secretário Executivo da Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer de PE, Diego Perez, falou sobre o evento.
"Esses povos possuem uma riqueza cultural e esportiva muito grande. Isso precisa ser preservado. Os Jogos Indígenas de Pernambuco servem para desenvolver um intercâmbio entre eles, valorizando e fortalecendo suas tradições e ritos. Sem dúvidas, marca um momento histórico para o nosso Estado, porque, na verdade, eles marcaram a história do nosso país e do nosso Estado. Então, Petrolândia e todos os indígenas estão de parabéns por essa organização. Em nome do Secretário Felipe Carreras e do governador Paulo Câmara, eu desejo a todos uma ótima competição".
O secretário também comentou a participação do atleta petrolandense Erycles Lindomar na primeira edição do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo Esportivo, que levará o jovem para estudar e treinar no Canadá, a partir de agosto, durante dois meses.
"A gente vai levar 11 atletas para o Canadá onde vão estudar inglês, e para treinar em grandes centros de excelências e, como você lembrou, Petrolândia foi contemplada com um grande atleta que é o Erycles (Lindomar), que é uma referência do atletismo nacional, e que na primeira quinzena de agosto, ele viaja para o Canadá onde vai passar quase dois meses lá, onde vai treinar em grandes centros de excelência. O Erycles vai ser treinado por campeões mundiais e eu tenho certeza de que, quando ele voltar, ele vai transformar ainda mais a cidade de Petrolândia", frisou o secretário.
A entrevista completa com Diego Perez vai ao ar, na íntegra, neste sábado (18) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.
A entrevista completa com Diego Perez vai ao ar, na íntegra, neste sábado (18) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho