Intercâmbio previa viagem de 1.384 estudantes, mas 384 foram cortados. Segundo governo, alta do dólar motivou ajuste no total de intercambistas.
Quase 400 estudantes de escolas estaduais que fizeram a prova de seleção para participar do programa Ganhe o Mundo não vão poder fazer o intercâmbio para países de língua inglesa e espanhola oferecido pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Os alunos estão tristes, não aceitam que o sonho seja interrompido. De acordo com o governo, a alta do dólar resultou no corte do número de vagas.
Os estudantes Jiovani Cipriano e Rebeca Azevedo fizeram parte do grupo de quase cinco mil alunos que participaram da seleção do programa, cujas provas aconteceram em fevereiro deste ano. O edital da Secretaria de Educação informava que, ao todo, 1.384 seriam selecionados no teste e viajariam para a Espanha, Argentina, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos.
O embarque estava previsto para julho, mas eles descobriram que a lista com os nomes dos aprovados teve um corte de 384 estudantes. Foi uma decepção para a dupla, que se dedicou muito aos estudos. “Eu estudei 2014 todo para tirar melhores notas e, de última hora, o governo, sem falar nada, cortou mais de 300 vagas”, disse Jiovani. “Sempre que eu chegava da escola estava cansada e ainda tinha que estudar. Eu acho que todos mereciam viajar”, lamentou Rebeca.