Lucas Ramos (Foto: João Bita/Alepe)
Assim que chegou à Assembleia, Lucas foi o principal articulador para aprovação da Lei encaminhada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco que cria a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, instrumento que facilita o acesso das vítimas ao judiciário. “Nos debates que travamos nas reuniões plenárias, nas audiências públicas e nas comissões sempre colocamos à frente o interesse da população e o zelo pelo bom funcionamento dos serviços públicos”, destaca o parlamentar. Lucas cita a Lei 15.653/2015, de sua autoria, que estabelece sanções a estabelecimentos comerciais que permitirem ou fizerem apologia à pedofilia, à exploração sexual e à prostituição de crianças e adolescentes. “É mais um instrumento que temos para proteger nossos jovens e afastá-los de um ambiente criminoso”, ressalta. Em paralelo, está em andamento na Alepe o Projeto de Lei, também do deputado, que determina o ensino de noções da Lei Maria da Penha nas escolas públicas e particulares de Pernambuco.
No campo da acessibilidade, é do socialista a autoria da Lei do Cardápio Inclusivo, que obriga bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e estabelecimentos semelhantes a oferecerem aos clientes com deficiência visual um cardápio em braile e com fonte ampliada. “O deputado está de parabéns pela iniciativa que vai evitar constrangimentos para quem não consegue ler os cardápios convencionais”, comemora o vice-presidente da Associação Pernambucana de Cegos, Antônio Muniz. “Também estamos trabalhando para que hotéis, pousadas e similares ofereçam 5% dos leitos para pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade. O projeto foi aprovado por todas as comissões e agora vai para votação”, antecipa Lucas Ramos.
O parlamentar também tem atuado na valorização do turismo local, ao incluir a Vinhuva Fest no Calendário Oficial de Eventos do Estado, o que vai possibilitar a melhor divulgação e facilitar a atração de investimentos. O evento, realizado a cada dois anos em Lagoa Grande, atrai um publico de 100 mil pessoas e chega a movimentar R$ 13 milhões em negócios. A Lei foi sancionada no dia 7 de outubro, mesma data em que foi promulgado o Dia Estadual em Defesa do Rio São Francisco, uma iniciativa de Lucas para concentrar ações que destaquem a importância do Velho Chico para meio ambiente e o desenvolvimento sustentável no dia 3 de junho. “Também participamos de debates constantes no Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, ambiente para construção de ações que buscam preservar a saúde do rio e seus afluentes”, afirma.
A questão hídrica é assunto constante nos pronunciamentos do socialista, que defende o acesso à água para as comunidades localizadas no entorno dos canais da transposição do Rio São Francisco. “Procuramos articular, ao lado do governador Paulo Câmara e do Ministério da Integração Nacional, meios para ampliar o alcance da transposição. Não é justo o canal cortar Pernambuco sem deixar uma gota sequer para quem mora nas proximidades da obra”, justifica. “Defendemos obras estruturadoras que garantam segurança hídrica para nossas famílias, como canais e adutoras, para não dependermos exclusivamente dos carros-pipa”, enfatiza Lucas.
ATUAÇÃO – Na educação, Lucas Ramos é reconhecido como importante voz na defesa do bônus de 20% na nota do Enem para que alunos oriundos da rede pública possam ingressar na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O parlamentar também acompanha de perto as discussões em torno do Proupe – Programa Universidade para Todos de Pernambuco – buscando, ao lado do governador Paulo Câmara, a reformulação e regularização do repasse feito às autarquias municipais de ensino superior. “O governador é sensível aos nossos pleitos e com muita prudência analisa cada questão. Estamos ajustando a regularização do pagamento dos pipeiros e dos fornecedores de sementes do Perímetro Irrigado do Bebedouro, em Petrolina, e discutindo a necessidade do reforço da Polícia Militar na região do São Francisco” conta Lucas Ramos, ressaltando a chegada de 40 novos PM’s no 5º Batalhão.
“A segurança da população é meta prioritária em Pernambuco, por isso estamos ajustando o Pacto Pela Vida para que voltemos a perceber a redução da criminalidade, iniciada em 2007 no começo do primeiro mandato do ex-governador Eduardo Campos”, relembra. “O deputado Lucas Ramos é um aliado que desempenha um papel importante nas ações que promovem a paz e a defesa da vida”, conta o ex-secretário de Segurança de Petrolina, Murilo Cavalcanti. No primeiro semestre, Lucas esteve na comitiva parlamentar que visitou a cidade colombiana de Medelín, exemplo mundial de combate à criminalidade, e a Rede Cuca criada pela Prefeitura de Fortaleza (CE) para oferecer oportunidades e proteção social para jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social.
Entre as discussões de âmbito nacional, o novo Pacto Federativo está na pauta do vice-líder. “É importante revermos a redistribuição da arrecadação tributária, tendo em vista o esforço das prefeituras em absorver mais e mais responsabilidades com cada vez menos recursos disponíveis”, defende.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Lucas Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.